Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Ciências desempenha um papel fundamental na sociedade, pois contribui para a construção do conhecimento científico e a habilidade de aplicá-los. Para que os futuros licenciados em Ciências Biológicas possam estar prontos para desempenhar com qualidade sua função, devem ser apresentados a diferentes metodologias de ensino, durante a graduação. Aplicadas pelos professores durante suas aulas, muitas dessas metodologias visam priorizar um processo de ensino e aprendizagem significativo, no qual o discente compreende os conteúdos de forma mais eficaz e efetiva. Nesse sentido, durante a disciplina de Parasitologia, ofertada pela Universidade Federal de Alagoas - Unidade Educacional de Penedo, foi utilizada como metodologia de ensino a confecção de modelos didáticos pelos discentes, instruídos pelo estudante-monitor, a fim de contribuir para a construção do conhecimento e disponibilizar ferramentas para serem utilizadas durante as futuras aulas. Tendo em vista a grande importância dos professores de Ciências e Biologia para a educação em saúde nas escolas, é necessário que os futuros professores estejam preparados para abordar a Parasitologia com eficiência em suas aulas, uma vez que boa parte da comunidade escolar é afetada por doenças parasitárias e não o sabem. Assim, quando esses assuntos são bem trabalhados nas escolas, os estudantes da Educação Básica tendem a propagar esse conhecimento, de modo a contribuir com a difusão da informação em suas comunidades, enfatizando a importância de métodos de prevenção. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade dos modelos didáticos confeccionados pelos discentes com o auxílio do estudante-monitor, como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, a partir da observação do processo de confecção dos modelos. Nesse sentido, foi possível verificar uma maior compreensão dos conteúdos, pois, ao mesmo tempo em que construíam os modelos didáticos, os estudantes revisitavam e refletiam sobre a temática e sobre a prática docente.

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