Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MADE IN IMUNO: ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA NA GRADUAÇÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização de modelos pedagógicos sempre foi vital no aprendizado dos alunos, uma vez que estão relacionados com metodologias ativas para estimular o raciocínio lógico e conduzir o aluno a adotar uma postura mais participativa e menos observadora em sala de aula. Com o advento da tecnologia e o surgimento de ferramentas virtuais para a elaboração de materiais, o material autoral digital educacional (MADE) ganha notoriedade e espaço como uma nova forma de aprender utilizando modelos virtuais pedagógicos. Neste contexto, na disciplina de Imunologia, ofertada aos alunos de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará, há alguns anos tem-se trabalhado com diferentes metodologias e estratégias pedagógicas. Uma dessas estratégias é o uso de modelos pedagógicos físicos, que possuem uma ótima aceitação pelos alunos, entretanto são limitados pela necessidade de serem utilizados somente em sala de aula presencial, o que impossibilita a utilização destes como material auxiliar no estudo. Para superar essa dificuldade, foram elaborados quatro MADE relacionados ao modelo pedagógico físico que aborda o conteúdo de sistema complemento. Esse assunto é bastante complexo e trata sobre mecanismos efetores importantes no entendimento da resposta imune inata e de fundamental entendimento para o aluno prosseguir na disciplina de Imunologia. Os MADE foram produzidos com auxílio do Canva, tornando a exposição do conteúdo mais dinâmica e possibilita uma melhor apresentação das três vias de ativação do complemento. Neste cenário, os MADE do Sistema Complemento foram apresentados aos alunos em sala de aula juntamente com o modelo pedagógico em cartolina e foi observada uma boa aceitação por parte dos alunos que puderam utilizar como material auxiliar nos estudos do conteúdo. Esse material vem sendo aplicado na disciplina desde 2023 e mostrou-se efetivo para o ensino e aprendizagem de Imunologia, apresentando potencial de ser utilizado por outros professores de Imunologia.

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