Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DIÁLOGOS E CONFLITOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110555
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2383
    "inscrito_id" => 10774
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DIÁLOGOS E CONFLITOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "O estudo apresentado tem por objetivo identificar e compreender quais são os distanciamentos e aproximações entre a formação integral e a formação por competências na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com uma proposta de análise e intervenção que foca no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, nos sustentamos em uma discussão à luz do materialismo histórico dialético sobre a formação humana integral e suas influências na EPT, especificamente no EMI, debatendo a importância do trabalho em seu contexto ontológico e histórico, como princípio educativo, e a formação do sujeito em seu sentido mais amplo. Para condução da pesquisa, partimos da seguinte questão: de que maneiras os discursos sobre formação integral e sobre formação por competências se materializam em propostas para EPT? Para responder a essa pergunta, realizamos um estudo qualitativo baseado em análise documental. Como primeira etapa, apresentamos diversos conceitos de competências e como esses se tornaram princípio norteador das recentes reformas da educação brasileira, destacando nesse estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência, analisamos duas propostas de currículos, com foco na formação por competências, a fim de apontar indícios da materialização desses discursos em uma proposta curricular. Como resultados preliminares dessa análise, identificamos que estratégias pedagógicas alinhadas com metodologias ativas e integração curricular emergem como propostas para o desenvolvimento de competências. Nossa proposta de intervenção, reúne conceitos e estratégias pedagógicas que promovam a integração curricular no EMI, unindo as dimensões do trabalho, ciência e cultura para ressignificar as competências com um olhar sobre o todo possibilitando a formação de cidadãos emancipados, críticos e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual. Desta forma, entendemos como um caminho possível para propor esse diálogo a defesa e o fortalecimento do currículo integrado na EPT, aliando teoria e prática, parte e totalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10774_TB2383_23102024200801.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE SANTOS FREIRE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane.barbosa@ifsuldeminas.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110555
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2383
    "inscrito_id" => 10774
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: DIÁLOGOS E CONFLITOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "O estudo apresentado tem por objetivo identificar e compreender quais são os distanciamentos e aproximações entre a formação integral e a formação por competências na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com uma proposta de análise e intervenção que foca no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, nos sustentamos em uma discussão à luz do materialismo histórico dialético sobre a formação humana integral e suas influências na EPT, especificamente no EMI, debatendo a importância do trabalho em seu contexto ontológico e histórico, como princípio educativo, e a formação do sujeito em seu sentido mais amplo. Para condução da pesquisa, partimos da seguinte questão: de que maneiras os discursos sobre formação integral e sobre formação por competências se materializam em propostas para EPT? Para responder a essa pergunta, realizamos um estudo qualitativo baseado em análise documental. Como primeira etapa, apresentamos diversos conceitos de competências e como esses se tornaram princípio norteador das recentes reformas da educação brasileira, destacando nesse estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência, analisamos duas propostas de currículos, com foco na formação por competências, a fim de apontar indícios da materialização desses discursos em uma proposta curricular. Como resultados preliminares dessa análise, identificamos que estratégias pedagógicas alinhadas com metodologias ativas e integração curricular emergem como propostas para o desenvolvimento de competências. Nossa proposta de intervenção, reúne conceitos e estratégias pedagógicas que promovam a integração curricular no EMI, unindo as dimensões do trabalho, ciência e cultura para ressignificar as competências com um olhar sobre o todo possibilitando a formação de cidadãos emancipados, críticos e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual. Desta forma, entendemos como um caminho possível para propor esse diálogo a defesa e o fortalecimento do currículo integrado na EPT, aliando teoria e prática, parte e totalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10774_TB2383_23102024200801.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE SANTOS FREIRE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane.barbosa@ifsuldeminas.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo apresentado tem por objetivo identificar e compreender quais são os distanciamentos e aproximações entre a formação integral e a formação por competências na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com uma proposta de análise e intervenção que foca no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, nos sustentamos em uma discussão à luz do materialismo histórico dialético sobre a formação humana integral e suas influências na EPT, especificamente no EMI, debatendo a importância do trabalho em seu contexto ontológico e histórico, como princípio educativo, e a formação do sujeito em seu sentido mais amplo. Para condução da pesquisa, partimos da seguinte questão: de que maneiras os discursos sobre formação integral e sobre formação por competências se materializam em propostas para EPT? Para responder a essa pergunta, realizamos um estudo qualitativo baseado em análise documental. Como primeira etapa, apresentamos diversos conceitos de competências e como esses se tornaram princípio norteador das recentes reformas da educação brasileira, destacando nesse estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência, analisamos duas propostas de currículos, com foco na formação por competências, a fim de apontar indícios da materialização desses discursos em uma proposta curricular. Como resultados preliminares dessa análise, identificamos que estratégias pedagógicas alinhadas com metodologias ativas e integração curricular emergem como propostas para o desenvolvimento de competências. Nossa proposta de intervenção, reúne conceitos e estratégias pedagógicas que promovam a integração curricular no EMI, unindo as dimensões do trabalho, ciência e cultura para ressignificar as competências com um olhar sobre o todo possibilitando a formação de cidadãos emancipados, críticos e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual. Desta forma, entendemos como um caminho possível para propor esse diálogo a defesa e o fortalecimento do currículo integrado na EPT, aliando teoria e prática, parte e totalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.