Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA BIODIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109609
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1030
    "inscrito_id" => 2476
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA BIODIVERSIDADE"
    "resumo" => "As aulas de campo são recursos educacionais que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos ao proporcionar uma imersão prática em ambientes naturais ou culturais. Este projeto tem como objetivo estimular a aprendizagem ativa dos alunos com aulas de campo, incentivando a observação, análise e reflexão sobre diversos aspectos do meio ambiente. O trabalho foi realizado através da metodologia ativa, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas ao utilizar os recursos naturais como ambiente de aprendizagem, onde desenvolveu-se uma aula teórica com os alunos com algumas orientações e posteriormente deu-se início na aula de campo para uma melhor compreensão. Os alunos foram encorajados a participar ativamente, envolvendo-se em atividades práticas, discussões e análises de dados coletados durante a aula de campo. Os resultados obtidos demonstraram não apenas uma maior compreensão e apreciação por parte dos alunos em relação ao tema estudado, mas também um desenvolvimento significativo de habilidades práticas e cognitivas. Os estudantes relataram uma maior motivação e interesse no aprendizado, além de uma crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura local. A experiência da aula de campo proporcionou uma vivência enriquecedora, promovendo não apenas o aprendizado prático, mas também a conexão dos alunos com o ambiente. Através da observação direta e da reflexão crítica, os estudantes ampliaram seus conhecimentos, desenvolveram uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados e, sobretudo, compreenderam o valor de cuidar da natureza. Essa abordagem prática e imersiva reforça o valor das aulas de campo como uma ferramenta pedagógica eficaz na promoção da educação ambiental e da consciência social. Palavras-chave: Aula de campo, aprendizado prático, observação, natureza, biodiversidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2476_TB1030_29022024185624.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TINARA VIVIAN BARBOSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Tinara Vivian"
    "autor_email" => "tinaravivian300@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109609
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1030
    "inscrito_id" => 2476
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA BIODIVERSIDADE"
    "resumo" => "As aulas de campo são recursos educacionais que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos ao proporcionar uma imersão prática em ambientes naturais ou culturais. Este projeto tem como objetivo estimular a aprendizagem ativa dos alunos com aulas de campo, incentivando a observação, análise e reflexão sobre diversos aspectos do meio ambiente. O trabalho foi realizado através da metodologia ativa, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas ao utilizar os recursos naturais como ambiente de aprendizagem, onde desenvolveu-se uma aula teórica com os alunos com algumas orientações e posteriormente deu-se início na aula de campo para uma melhor compreensão. Os alunos foram encorajados a participar ativamente, envolvendo-se em atividades práticas, discussões e análises de dados coletados durante a aula de campo. Os resultados obtidos demonstraram não apenas uma maior compreensão e apreciação por parte dos alunos em relação ao tema estudado, mas também um desenvolvimento significativo de habilidades práticas e cognitivas. Os estudantes relataram uma maior motivação e interesse no aprendizado, além de uma crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura local. A experiência da aula de campo proporcionou uma vivência enriquecedora, promovendo não apenas o aprendizado prático, mas também a conexão dos alunos com o ambiente. Através da observação direta e da reflexão crítica, os estudantes ampliaram seus conhecimentos, desenvolveram uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados e, sobretudo, compreenderam o valor de cuidar da natureza. Essa abordagem prática e imersiva reforça o valor das aulas de campo como uma ferramenta pedagógica eficaz na promoção da educação ambiental e da consciência social. Palavras-chave: Aula de campo, aprendizado prático, observação, natureza, biodiversidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2476_TB1030_29022024185624.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TINARA VIVIAN BARBOSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Tinara Vivian"
    "autor_email" => "tinaravivian300@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As aulas de campo são recursos educacionais que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos ao proporcionar uma imersão prática em ambientes naturais ou culturais. Este projeto tem como objetivo estimular a aprendizagem ativa dos alunos com aulas de campo, incentivando a observação, análise e reflexão sobre diversos aspectos do meio ambiente. O trabalho foi realizado através da metodologia ativa, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas ao utilizar os recursos naturais como ambiente de aprendizagem, onde desenvolveu-se uma aula teórica com os alunos com algumas orientações e posteriormente deu-se início na aula de campo para uma melhor compreensão. Os alunos foram encorajados a participar ativamente, envolvendo-se em atividades práticas, discussões e análises de dados coletados durante a aula de campo. Os resultados obtidos demonstraram não apenas uma maior compreensão e apreciação por parte dos alunos em relação ao tema estudado, mas também um desenvolvimento significativo de habilidades práticas e cognitivas. Os estudantes relataram uma maior motivação e interesse no aprendizado, além de uma crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura local. A experiência da aula de campo proporcionou uma vivência enriquecedora, promovendo não apenas o aprendizado prático, mas também a conexão dos alunos com o ambiente. Através da observação direta e da reflexão crítica, os estudantes ampliaram seus conhecimentos, desenvolveram uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados e, sobretudo, compreenderam o valor de cuidar da natureza. Essa abordagem prática e imersiva reforça o valor das aulas de campo como uma ferramenta pedagógica eficaz na promoção da educação ambiental e da consciência social. Palavras-chave: Aula de campo, aprendizado prático, observação, natureza, biodiversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.