Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO INTEGRAL - O CONTO E SEUS ENCONTROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109707 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1163 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "A LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO INTEGRAL - O CONTO E SEUS ENCONTROS" "resumo" => "Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos.Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já ex" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID529_TB1163_25062024225255.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLYNE LUNA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "karolyne luna d" "autor_email" => "karolyneluna18@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109707 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1163 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "A LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO INTEGRAL - O CONTO E SEUS ENCONTROS" "resumo" => "Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos.Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já ex" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID529_TB1163_25062024225255.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLYNE LUNA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "karolyne luna d" "autor_email" => "karolyneluna18@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Retratando sobre as políticas atuais de escola de tempo integral que estão sendo implementadas no nosso país evidencia-se uma realidade crítica, realidade já existente, mas que vem se intensificando, trago especialmente o fracasso escolar que está enraizado na falta de perspectiva dos alunos. A presente pesquisa surgiu da necessidade de aprofundar sobre a temática de desenvolvimento dos rendimentos escolares dos estudantes das escolas de tempo integral em uma cidade do interior do Ceará. E entender as dificuldades encontradas mediante a essa modalidade de ensino. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos. Desse modo, o professor precisar “selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, levando em conta características do gênero e suporte do texto, de forma a poder proceder a uma leitura autônoma” (BNCC, 2018, p. 74), tendo em vista que a leitura literária deve ser igualmente prazerosa e crítico-reflexiva. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que trata a literatura para humanizar, não a tomar somente como uma disciplina, sem contextualização e discussão. interligando-se às atividades de leitura e escrita buscando uma conexão com o mundo real do aluno. Afinal, a escola é meio social que esses alunos constroem sua personalidade, sua autoestima, sua autoconfiança, cria vínculos com outras pessoas, constroem outros relacionamentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.