O trabalho proposto foi desenvolvido no entorno de uma escola de ensino fundamental situada na zona rural de São Miguel dos Campos/AL e teve como objetivo facilitar a aprendizagem sobre Gimnospermas e Angiospermas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a partir da construção de exsicatas e produção de um herbário com espécies do Reino Plantae. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem em sala de aula é vista como algo que requer atividades práticas bem elaboradas, que desafiem as concepções prévias do aprendiz, encorajando-o a reorganizar suas teorias pessoais (DRIVER et al., 1999), essa estratégia envolveu aula de campo, coleta de amostra e pesquisa sobre as espécies coletadas com a intencionalidade de motivar a aprendizagem dos alunos através de abordagem mais dinâmica e livre, favorecendo o protagonismo do aluno e introduzindo o método científico de pesquisa, buscando mediar um processo de ensino - aprendizagem de modo mais significativo. O desenvolvimento desse estudo aconteceu com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental e a metodologia básica de taxonomia vegetal foi indispensável para a preparação das plantas, exsicatas e confecção do herbário. Ao final do processo, os alunos apresentaram o material produzido e demonstraram a consolidação dos conteúdos estudados e sua percepção em relação ao ambiente, conceitos científicos e à botânica.