Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109749
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1227
    "inscrito_id" => 3708
    "titulo" => "O IMPACTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID"
    "resumo" => "O PIBID é um programa que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que pretendem se envolver no ensino das escolas de Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de atividades práticas no aprimoramento do ensino de Química, com experiências de bolsistas do PIBID em uma escola pública cearense. Ao decorrer da realização das atividades, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver e conduzir atividades práticas com os alunos. As atividades foram executadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e planejadas com apoio e aprimoramento da professora supervisora do projeto. As práticas consistiram na realização de experimentos simples e demonstrações, em sala de aula e práticas de laboratório. Foi promovida a interação entre bolsistas e alunos e foram utilizados testes, observação direta e relatos dos alunos para avaliar a proposta de ensino. Os resultados dessas experiências e avaliações aplicadas, demonstraram que a implementação de experimentos na disciplina de Química contribuiu para um aumento no interesse e compreensão significativa dos alunos em relação aos conceitos abordados, além de proporcionar aos bolsistas do PIBID uma enriquecedora experiência no ambiente escolar, favorecendo a futura formação docente. O PIBID fortalece a formação acadêmica, com a qualificação de futuros educadores, além de contribuir para a melhoria da dinâmica em sala de aula na Educação Básica e promover a integração da escola com a universidade, impactando também a formação de novas gerações de estudantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber o papel fundamental desempenhado pelas atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem em Química, enriquecendo também a formação dos bolsistas do PIBID e aprimorando a qualidade do ensino de Química no Brasil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3708_TB1227_29102024162021.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA DÁVILA MOREIRA LÚCIO"
    "autor_nome_curto" => "Keila Dávila Mo"
    "autor_email" => "keilalog01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109749
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1227
    "inscrito_id" => 3708
    "titulo" => "O IMPACTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID"
    "resumo" => "O PIBID é um programa que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que pretendem se envolver no ensino das escolas de Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de atividades práticas no aprimoramento do ensino de Química, com experiências de bolsistas do PIBID em uma escola pública cearense. Ao decorrer da realização das atividades, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver e conduzir atividades práticas com os alunos. As atividades foram executadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e planejadas com apoio e aprimoramento da professora supervisora do projeto. As práticas consistiram na realização de experimentos simples e demonstrações, em sala de aula e práticas de laboratório. Foi promovida a interação entre bolsistas e alunos e foram utilizados testes, observação direta e relatos dos alunos para avaliar a proposta de ensino. Os resultados dessas experiências e avaliações aplicadas, demonstraram que a implementação de experimentos na disciplina de Química contribuiu para um aumento no interesse e compreensão significativa dos alunos em relação aos conceitos abordados, além de proporcionar aos bolsistas do PIBID uma enriquecedora experiência no ambiente escolar, favorecendo a futura formação docente. O PIBID fortalece a formação acadêmica, com a qualificação de futuros educadores, além de contribuir para a melhoria da dinâmica em sala de aula na Educação Básica e promover a integração da escola com a universidade, impactando também a formação de novas gerações de estudantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber o papel fundamental desempenhado pelas atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem em Química, enriquecendo também a formação dos bolsistas do PIBID e aprimorando a qualidade do ensino de Química no Brasil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3708_TB1227_29102024162021.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA DÁVILA MOREIRA LÚCIO"
    "autor_nome_curto" => "Keila Dávila Mo"
    "autor_email" => "keilalog01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O PIBID é um programa que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que pretendem se envolver no ensino das escolas de Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de atividades práticas no aprimoramento do ensino de Química, com experiências de bolsistas do PIBID em uma escola pública cearense. Ao decorrer da realização das atividades, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver e conduzir atividades práticas com os alunos. As atividades foram executadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e planejadas com apoio e aprimoramento da professora supervisora do projeto. As práticas consistiram na realização de experimentos simples e demonstrações, em sala de aula e práticas de laboratório. Foi promovida a interação entre bolsistas e alunos e foram utilizados testes, observação direta e relatos dos alunos para avaliar a proposta de ensino. Os resultados dessas experiências e avaliações aplicadas, demonstraram que a implementação de experimentos na disciplina de Química contribuiu para um aumento no interesse e compreensão significativa dos alunos em relação aos conceitos abordados, além de proporcionar aos bolsistas do PIBID uma enriquecedora experiência no ambiente escolar, favorecendo a futura formação docente. O PIBID fortalece a formação acadêmica, com a qualificação de futuros educadores, além de contribuir para a melhoria da dinâmica em sala de aula na Educação Básica e promover a integração da escola com a universidade, impactando também a formação de novas gerações de estudantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber o papel fundamental desempenhado pelas atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem em Química, enriquecendo também a formação dos bolsistas do PIBID e aprimorando a qualidade do ensino de Química no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.