Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110839
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2759
    "inscrito_id" => 11193
    "titulo" => "DOCÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este artigo objetivou analisar os desafios que perpassam a carreira de professores de ciências relacionados à Inclusão Escolar (IE) do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Como metodologia foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de ciências da sala de aula regular da rede pública de ensino da cidade de Itajubá/MG. Os dados coletados foram analisados pelas orientações teóricas de Yin (2016). Obteve-se três frentes principais de resultados, codificados em: 1) Formação de Professores de Ciências: a racionalidade técnica e a subjetividade dos professores, na qual foram encontradas fragilidades na formação desses professores já que as políticas públicas não têm priorizado uma formação de professores para a diversidade e também no modelo de formação da racionalidade técnica, sendo assim, incentiva-se a subjetividade como mecanismo para a superação desses desafios; 2) O sofrimento docente e a IE: o que os professores de ciências relatam, em que não foram encontrados relatos de sofrimento relacionados especificamente com a atuação com o PAEE, porém, o sofrimento está relacionado a profissão de maneira geral, apresentando também diversas queixas sobre a IE como o laudo médico, a ideologização da IE e a relação família-escola, das quais poderiam ser aperfeiçoadas com um melhor conhecimento dos professores acerca da IE; 3) A relação entre o preconceito e a IE, tendo sido analisadas as manifestações de uma professora que demonstrou sua assumida resistência com a IE. Incentiva-se, a partir dos resultados desta pesquisa, uma maior relação entre a Universidade pública e a escola, para compreender as concepções dos professores de ciências acerca da IE, e, também se espera que com os resultados professores possam reconhecer suas fragilidades na atuação com o PAEE para aperfeiçoa-las."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11193_TB2759_08042024161911.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA BALDUCCI REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellabalduccir@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110839
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2759
    "inscrito_id" => 11193
    "titulo" => "DOCÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este artigo objetivou analisar os desafios que perpassam a carreira de professores de ciências relacionados à Inclusão Escolar (IE) do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Como metodologia foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de ciências da sala de aula regular da rede pública de ensino da cidade de Itajubá/MG. Os dados coletados foram analisados pelas orientações teóricas de Yin (2016). Obteve-se três frentes principais de resultados, codificados em: 1) Formação de Professores de Ciências: a racionalidade técnica e a subjetividade dos professores, na qual foram encontradas fragilidades na formação desses professores já que as políticas públicas não têm priorizado uma formação de professores para a diversidade e também no modelo de formação da racionalidade técnica, sendo assim, incentiva-se a subjetividade como mecanismo para a superação desses desafios; 2) O sofrimento docente e a IE: o que os professores de ciências relatam, em que não foram encontrados relatos de sofrimento relacionados especificamente com a atuação com o PAEE, porém, o sofrimento está relacionado a profissão de maneira geral, apresentando também diversas queixas sobre a IE como o laudo médico, a ideologização da IE e a relação família-escola, das quais poderiam ser aperfeiçoadas com um melhor conhecimento dos professores acerca da IE; 3) A relação entre o preconceito e a IE, tendo sido analisadas as manifestações de uma professora que demonstrou sua assumida resistência com a IE. Incentiva-se, a partir dos resultados desta pesquisa, uma maior relação entre a Universidade pública e a escola, para compreender as concepções dos professores de ciências acerca da IE, e, também se espera que com os resultados professores possam reconhecer suas fragilidades na atuação com o PAEE para aperfeiçoa-las."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11193_TB2759_08042024161911.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA BALDUCCI REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellabalduccir@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo objetivou analisar os desafios que perpassam a carreira de professores de ciências relacionados à Inclusão Escolar (IE) do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Como metodologia foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de ciências da sala de aula regular da rede pública de ensino da cidade de Itajubá/MG. Os dados coletados foram analisados pelas orientações teóricas de Yin (2016). Obteve-se três frentes principais de resultados, codificados em: 1) Formação de Professores de Ciências: a racionalidade técnica e a subjetividade dos professores, na qual foram encontradas fragilidades na formação desses professores já que as políticas públicas não têm priorizado uma formação de professores para a diversidade e também no modelo de formação da racionalidade técnica, sendo assim, incentiva-se a subjetividade como mecanismo para a superação desses desafios; 2) O sofrimento docente e a IE: o que os professores de ciências relatam, em que não foram encontrados relatos de sofrimento relacionados especificamente com a atuação com o PAEE, porém, o sofrimento está relacionado a profissão de maneira geral, apresentando também diversas queixas sobre a IE como o laudo médico, a ideologização da IE e a relação família-escola, das quais poderiam ser aperfeiçoadas com um melhor conhecimento dos professores acerca da IE; 3) A relação entre o preconceito e a IE, tendo sido analisadas as manifestações de uma professora que demonstrou sua assumida resistência com a IE. Incentiva-se, a partir dos resultados desta pesquisa, uma maior relação entre a Universidade pública e a escola, para compreender as concepções dos professores de ciências acerca da IE, e, também se espera que com os resultados professores possam reconhecer suas fragilidades na atuação com o PAEE para aperfeiçoa-las.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.