Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA MILITAR E A PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR: CONHECENDO A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO DAS FORÇAS ARMADAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110139
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1806
    "inscrito_id" => 3241
    "titulo" => "PEDAGOGIA MILITAR E A PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR: CONHECENDO A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO DAS FORÇAS ARMADAS"
    "resumo" => "Este trabalho possui como pressuposto compreender a atuação do pedagogo nos espaços nãoescolares, tendo como recorte a atuação nas Forças Armadas, cujo eixo de atuação é denominado de Pedagogia Militar. Definiu-se esse campo de investigação sob a justificativa de que o trabalho do pedagogo nessa área possui literatura escassa e não é difundido nem mesmo nos estudos que se referem a educação em ambientes extraescolares, embora o Pedagogo goze de prestígio e reconhecimento elevados dentro das corporações militares. O objetivo geral desse trabalho é delinear o perfil do Pedagogo Militar, e os objetivos específicos consistem em caracterizar a atuação do pedagogo nas forças armadas e conhecer o caráter educacional das atividades desenvolvidas nesses ambientes. A metodologia partiu inicialmente de revisão bibliográfica e documental, utilizando autores como Libâneo (2010), Hamu (2016), Veiga e Souza (2019), dentre outros e legislações referentes a atuação do pedagogo na área militar. Em seguida procedeu-se a realização de uma entrevista estruturada com três pedagogas que trabalham na Marinha, na Aeronáutica e no Ministério da Defesa, respectivamente. Diante do exposto, a experiência metodológica é qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados mostraram que a partir do relato das entrevistadas foi possível traçar uma compreensão e reflexão concisa acerca da atuação do pedagogo em âmbito militar, desde o seu ingresso nestes ambientes até os objetivos que norteiam suas práticas educativas, esperando-se assim que o trabalho possa ajudar na difusão da área da Pedagogia Militar, fornecendo subsídios teóricos-metodológicos para a temática, despertando reflexões e questionamentos para esta área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3241_TB1806_18102024141409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO FERNANDES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "crllslsb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110139
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1806
    "inscrito_id" => 3241
    "titulo" => "PEDAGOGIA MILITAR E A PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR: CONHECENDO A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO DAS FORÇAS ARMADAS"
    "resumo" => "Este trabalho possui como pressuposto compreender a atuação do pedagogo nos espaços nãoescolares, tendo como recorte a atuação nas Forças Armadas, cujo eixo de atuação é denominado de Pedagogia Militar. Definiu-se esse campo de investigação sob a justificativa de que o trabalho do pedagogo nessa área possui literatura escassa e não é difundido nem mesmo nos estudos que se referem a educação em ambientes extraescolares, embora o Pedagogo goze de prestígio e reconhecimento elevados dentro das corporações militares. O objetivo geral desse trabalho é delinear o perfil do Pedagogo Militar, e os objetivos específicos consistem em caracterizar a atuação do pedagogo nas forças armadas e conhecer o caráter educacional das atividades desenvolvidas nesses ambientes. A metodologia partiu inicialmente de revisão bibliográfica e documental, utilizando autores como Libâneo (2010), Hamu (2016), Veiga e Souza (2019), dentre outros e legislações referentes a atuação do pedagogo na área militar. Em seguida procedeu-se a realização de uma entrevista estruturada com três pedagogas que trabalham na Marinha, na Aeronáutica e no Ministério da Defesa, respectivamente. Diante do exposto, a experiência metodológica é qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados mostraram que a partir do relato das entrevistadas foi possível traçar uma compreensão e reflexão concisa acerca da atuação do pedagogo em âmbito militar, desde o seu ingresso nestes ambientes até os objetivos que norteiam suas práticas educativas, esperando-se assim que o trabalho possa ajudar na difusão da área da Pedagogia Militar, fornecendo subsídios teóricos-metodológicos para a temática, despertando reflexões e questionamentos para esta área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3241_TB1806_18102024141409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO FERNANDES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "crllslsb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho possui como pressuposto compreender a atuação do pedagogo nos espaços nãoescolares, tendo como recorte a atuação nas Forças Armadas, cujo eixo de atuação é denominado de Pedagogia Militar. Definiu-se esse campo de investigação sob a justificativa de que o trabalho do pedagogo nessa área possui literatura escassa e não é difundido nem mesmo nos estudos que se referem a educação em ambientes extraescolares, embora o Pedagogo goze de prestígio e reconhecimento elevados dentro das corporações militares. O objetivo geral desse trabalho é delinear o perfil do Pedagogo Militar, e os objetivos específicos consistem em caracterizar a atuação do pedagogo nas forças armadas e conhecer o caráter educacional das atividades desenvolvidas nesses ambientes. A metodologia partiu inicialmente de revisão bibliográfica e documental, utilizando autores como Libâneo (2010), Hamu (2016), Veiga e Souza (2019), dentre outros e legislações referentes a atuação do pedagogo na área militar. Em seguida procedeu-se a realização de uma entrevista estruturada com três pedagogas que trabalham na Marinha, na Aeronáutica e no Ministério da Defesa, respectivamente. Diante do exposto, a experiência metodológica é qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados mostraram que a partir do relato das entrevistadas foi possível traçar uma compreensão e reflexão concisa acerca da atuação do pedagogo em âmbito militar, desde o seu ingresso nestes ambientes até os objetivos que norteiam suas práticas educativas, esperando-se assim que o trabalho possa ajudar na difusão da área da Pedagogia Militar, fornecendo subsídios teóricos-metodológicos para a temática, despertando reflexões e questionamentos para esta área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.