Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA EM FOCO: AÇÃO FORMATIVA NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA/GO.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO, por meio da Superintendência Pedagógica da Educação, Diretoria Pedagógica e Gerência de Formação dos Profissionais (GERFOR), tem promovido ações voltadas para a garantia da formação continuada dos profissionais da educação. Como preceito legal, a formação continuada se inscreve em um conjunto de políticas públicas cujo foco é a efetiva aprendizagem do estudante. Consideramos o diálogo entre a teoria e a prática conforme as ideias de Libâneo (2004), para quem a formação docente precisa considerar o contexto social e as circunstâncias em que acontece o processo formativo, um processo envolto em valores oriundos da própria escola e da sociedade. A GERFOR promoveu em 2023 a ação formativa “Matemática em Foco”, articulando o material Estruturado Aprender Sempre com o Documento Curricular Ampliado para Goiás para aos professores referência do 5º ano. Esse público justifica-se para atender as dificuldades de ensinar determinados objetos de conhecimento/conteúdo pelos professores, relatadas em formações anteriores. O objetivo da ação formativa é subsidiar o trabalho dos pedagogos do 5º ano, para que possam desenvolver ações pedagógicas junto aos estudantes, a fim de promover a recomposição, recuperação e o aprofundamento das aprendizagens do componente curricular de Matemática. Nesse percurso formativo, os diálogos e as práticas pedagógicas possibilitam aos professores o estudo, a reflexão sobre a práxis pedagógica, a ressignificação, a avaliação do próprio trabalho e consequentemente a promoção da aprendizagem significativa dos estudantes. Recorremos às teorias de Vigostski que destaca a importância da compreensão do desenvolvimento humano e das relações que são estabelecidas a partir da mediação constituída entre o sujeito, a cultura e o social, sendo que a construção do conhecimento encontra-se relacionada à produção cultural e às relações sociais, situação que evoca o desenvolvimento intelectual que se apresenta por meio das relações histórico-culturais.

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