Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE PODCAST PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110039
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 2509
    "titulo" => "OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE PODCAST PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolvido pela turma do segundo período de Pedagogia do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), aborda o uso das tecnologias digitais na área da Educação, tendo em vista as mesmas, como uma ferramenta ao auxílio no processo de educação. Foi desenvolvido um projeto extensionista denominado “Oficina de Tecnologias Digitais: produção de Podcast para uma aprendizagem criativa”, por meio de uma Rádio Web na escola, dialogando sobre Inclusão Escolar, com o objetivo de inserir, de forma dinâmica, crítica e reflexiva, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) na Educação. O projeto foi realizado na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, escola de referência em Ensino Médio. Uma oficina foi idealizada a partir de uma pesquisa sobre os conhecimentos prévios do estudantes do segundo ano do Ensino Médio da referida escola. A sequencia didática da oficina contou com uma roda de conversa inicial, breve exposição sobre produção de podcast, sugestões de tecnologias para essa produção e a execução da produção do Podcast discutindo o tema Escola Inclusiva, pelos estudantes do segundo ano no laboratório de Multimidias da escola. Tendo em vista todos os aspectos interdisciplinares, concomitantemente, consideramos a aproximação do docente e os educandos, fazendo com que atuem juntos em sintonia com todas tecnologias existentes. Percebemos que o uso de diferentes recursos para a construção do conhecimento, potencializa a Aprendizagem Criativa. Ou seja, as TDCI’s auxiliam no desenvolvimento de competências de compreensão de temas importantes como a Inclusão Escolar de forma crítica, reflexiva, ética e significativa nas práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2509_TB1651_27102024222720.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA CARVALHO"
    "autor_email" => "renata.carvalho.prof@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110039
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 2509
    "titulo" => "OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE PODCAST PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolvido pela turma do segundo período de Pedagogia do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), aborda o uso das tecnologias digitais na área da Educação, tendo em vista as mesmas, como uma ferramenta ao auxílio no processo de educação. Foi desenvolvido um projeto extensionista denominado “Oficina de Tecnologias Digitais: produção de Podcast para uma aprendizagem criativa”, por meio de uma Rádio Web na escola, dialogando sobre Inclusão Escolar, com o objetivo de inserir, de forma dinâmica, crítica e reflexiva, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) na Educação. O projeto foi realizado na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, escola de referência em Ensino Médio. Uma oficina foi idealizada a partir de uma pesquisa sobre os conhecimentos prévios do estudantes do segundo ano do Ensino Médio da referida escola. A sequencia didática da oficina contou com uma roda de conversa inicial, breve exposição sobre produção de podcast, sugestões de tecnologias para essa produção e a execução da produção do Podcast discutindo o tema Escola Inclusiva, pelos estudantes do segundo ano no laboratório de Multimidias da escola. Tendo em vista todos os aspectos interdisciplinares, concomitantemente, consideramos a aproximação do docente e os educandos, fazendo com que atuem juntos em sintonia com todas tecnologias existentes. Percebemos que o uso de diferentes recursos para a construção do conhecimento, potencializa a Aprendizagem Criativa. Ou seja, as TDCI’s auxiliam no desenvolvimento de competências de compreensão de temas importantes como a Inclusão Escolar de forma crítica, reflexiva, ética e significativa nas práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2509_TB1651_27102024222720.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA CARVALHO"
    "autor_email" => "renata.carvalho.prof@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho desenvolvido pela turma do segundo período de Pedagogia do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), aborda o uso das tecnologias digitais na área da Educação, tendo em vista as mesmas, como uma ferramenta ao auxílio no processo de educação. Foi desenvolvido um projeto extensionista denominado “Oficina de Tecnologias Digitais: produção de Podcast para uma aprendizagem criativa”, por meio de uma Rádio Web na escola, dialogando sobre Inclusão Escolar, com o objetivo de inserir, de forma dinâmica, crítica e reflexiva, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) na Educação. O projeto foi realizado na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, escola de referência em Ensino Médio. Uma oficina foi idealizada a partir de uma pesquisa sobre os conhecimentos prévios do estudantes do segundo ano do Ensino Médio da referida escola. A sequencia didática da oficina contou com uma roda de conversa inicial, breve exposição sobre produção de podcast, sugestões de tecnologias para essa produção e a execução da produção do Podcast discutindo o tema Escola Inclusiva, pelos estudantes do segundo ano no laboratório de Multimidias da escola. Tendo em vista todos os aspectos interdisciplinares, concomitantemente, consideramos a aproximação do docente e os educandos, fazendo com que atuem juntos em sintonia com todas tecnologias existentes. Percebemos que o uso de diferentes recursos para a construção do conhecimento, potencializa a Aprendizagem Criativa. Ou seja, as TDCI’s auxiliam no desenvolvimento de competências de compreensão de temas importantes como a Inclusão Escolar de forma crítica, reflexiva, ética e significativa nas práticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.