Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULINÁRIA MARANHENSE E APRENDIZAGEM DE INGLÊS: INGREDIENTES PARA A (RES)SIGNIFICAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DA UATI/UEMASUL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109897
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1450
    "inscrito_id" => 7229
    "titulo" => "CULINÁRIA MARANHENSE E APRENDIZAGEM DE INGLÊS: INGREDIENTES PARA A (RES)SIGNIFICAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DA UATI/UEMASUL"
    "resumo" => "Pessoas idosas enfrentam estereótipos em vários países, especialmente, nos países ocidentais. Portanto, os problemas enfrentados por pessoas idosas não se restringem ao contexto brasileiro. Por isso, há necessidades de ações conjuntas para evitar que o menosprezo às habilidades dessas pessoas se torne um problema global. Este estudo entende que (não)saber fazer uso adequado de uma língua pode aproximar ou isolar as pessoas, quando o sucesso ou fracasso dos papéis que elas precisam desempenhar para transitar na sociedade depende do seu potencial para lidar com atividades linguageiras, inerentes ao espaço do seu trânsito social. Nessa perspectiva, a UEMASUL desenvolve o projeto de extensão “Inglês na Terceira Idade e Culinária Maranhense: Ingredientes para a (Res)Significação Cultural e Identitária de Estudantes da UATI/UEMASUL”. O projeto objetiva proporcionar aos discentes da UATI o desenvolvimento de habilidades linguísticas em inglês envolver-se em atividades de interação linguageiras e de expressão do seu pensamento em inglês e ativar sua fond memories para que reflitam sobre sua cultura, suas identidades e a cultura de outros povos, a partir de alguns ingredientes da culinária maranhense. Para o desenvolvimento das atividades extensionistas de oralidade, leitura e escrita em inglês organizou-se um material didático, fundamentado nos princípios da Andragogia, nos pressupostos da Linguística Aplicada, da Teoria Sociocultural e dos Letramentos. As atividades são desenvolvidas por 01 bolsista de Letras e Inglês e o material é adaptado ao perfil dos discentes Como resultados, espera-se que os discentes da UATI se percebam aptos a se expressar e dialogar em inglês, a respeito de suas vidas cotidianas, culinária, memórias de longa data e eventos culturais e sociais da sua contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7229_TB1450_29022024225748.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MATOS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Anderson Matos"
    "autor_email" => "andersonmabezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109897
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1450
    "inscrito_id" => 7229
    "titulo" => "CULINÁRIA MARANHENSE E APRENDIZAGEM DE INGLÊS: INGREDIENTES PARA A (RES)SIGNIFICAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DA UATI/UEMASUL"
    "resumo" => "Pessoas idosas enfrentam estereótipos em vários países, especialmente, nos países ocidentais. Portanto, os problemas enfrentados por pessoas idosas não se restringem ao contexto brasileiro. Por isso, há necessidades de ações conjuntas para evitar que o menosprezo às habilidades dessas pessoas se torne um problema global. Este estudo entende que (não)saber fazer uso adequado de uma língua pode aproximar ou isolar as pessoas, quando o sucesso ou fracasso dos papéis que elas precisam desempenhar para transitar na sociedade depende do seu potencial para lidar com atividades linguageiras, inerentes ao espaço do seu trânsito social. Nessa perspectiva, a UEMASUL desenvolve o projeto de extensão “Inglês na Terceira Idade e Culinária Maranhense: Ingredientes para a (Res)Significação Cultural e Identitária de Estudantes da UATI/UEMASUL”. O projeto objetiva proporcionar aos discentes da UATI o desenvolvimento de habilidades linguísticas em inglês envolver-se em atividades de interação linguageiras e de expressão do seu pensamento em inglês e ativar sua fond memories para que reflitam sobre sua cultura, suas identidades e a cultura de outros povos, a partir de alguns ingredientes da culinária maranhense. Para o desenvolvimento das atividades extensionistas de oralidade, leitura e escrita em inglês organizou-se um material didático, fundamentado nos princípios da Andragogia, nos pressupostos da Linguística Aplicada, da Teoria Sociocultural e dos Letramentos. As atividades são desenvolvidas por 01 bolsista de Letras e Inglês e o material é adaptado ao perfil dos discentes Como resultados, espera-se que os discentes da UATI se percebam aptos a se expressar e dialogar em inglês, a respeito de suas vidas cotidianas, culinária, memórias de longa data e eventos culturais e sociais da sua contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7229_TB1450_29022024225748.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MATOS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Anderson Matos"
    "autor_email" => "andersonmabezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Pessoas idosas enfrentam estereótipos em vários países, especialmente, nos países ocidentais. Portanto, os problemas enfrentados por pessoas idosas não se restringem ao contexto brasileiro. Por isso, há necessidades de ações conjuntas para evitar que o menosprezo às habilidades dessas pessoas se torne um problema global. Este estudo entende que (não)saber fazer uso adequado de uma língua pode aproximar ou isolar as pessoas, quando o sucesso ou fracasso dos papéis que elas precisam desempenhar para transitar na sociedade depende do seu potencial para lidar com atividades linguageiras, inerentes ao espaço do seu trânsito social. Nessa perspectiva, a UEMASUL desenvolve o projeto de extensão “Inglês na Terceira Idade e Culinária Maranhense: Ingredientes para a (Res)Significação Cultural e Identitária de Estudantes da UATI/UEMASUL”. O projeto objetiva proporcionar aos discentes da UATI o desenvolvimento de habilidades linguísticas em inglês envolver-se em atividades de interação linguageiras e de expressão do seu pensamento em inglês e ativar sua fond memories para que reflitam sobre sua cultura, suas identidades e a cultura de outros povos, a partir de alguns ingredientes da culinária maranhense. Para o desenvolvimento das atividades extensionistas de oralidade, leitura e escrita em inglês organizou-se um material didático, fundamentado nos princípios da Andragogia, nos pressupostos da Linguística Aplicada, da Teoria Sociocultural e dos Letramentos. As atividades são desenvolvidas por 01 bolsista de Letras e Inglês e o material é adaptado ao perfil dos discentes Como resultados, espera-se que os discentes da UATI se percebam aptos a se expressar e dialogar em inglês, a respeito de suas vidas cotidianas, culinária, memórias de longa data e eventos culturais e sociais da sua contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.