Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DAS AULAS DE IMUNOLOGIA ANTES, DURANTE E AO FIM DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109116
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 2890
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DAS AULAS DE IMUNOLOGIA ANTES, DURANTE E AO FIM DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "Com a pandemia de COVID-19, o cenário educacional passou por diversas mudanças e os docentes precisaram adaptar e reinventar suas maneiras de ensinar. Nesse contexto, alguns conteúdos da disciplina de biologia ganharam destaque, como a imunologia, devido seu estudo possibilitar abordar temáticas de saúde como os tipos de imunidade e vacinas. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a percepção de professores de biologia de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Maracanaú, Ceará, acerca das aulas ministradas por eles antes, durante e ao fim do ensino remoto. A pesquisa foi realizada no ano de 2022, sendo submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos com aprovação sob o parecer 5.406.063. Dois professores de biologia responderam a seis questões discursivas acerca de suas aulas, qualidade do material didático utilizado, uso de metodologias ativas e a volta ao ensino presencial. Os docentes relataram que já antes do ensino remoto buscavam estimular a participação dos estudantes com uso de metodologias ativas e aulas dialogadas, porém, já era uma tarefa difícil haja vista o baixo comprometimento dos estudantes. Em relação a abordagem da imunologia, os professores relataram que o material didático com a temática adotado para as turmas era superficial. Além disso, um dos professores citou que sempre buscava contextualizar a temática com o cotidiano dos estudantes, e isso se intensificou durante a pandemia. Já em relação ao formato das aulas com o retorno do ensino presencial, ambos os docentes responderam que a metodologia seguiu a mesma de antes do ensino remoto, mas que agora, os estudantes estavam bem menos participativos. Portanto, observou-se que antes do ensino remoto, os professores já passavam por desafios para estimular a participação em sala de aula, o que se intensificou durante a pandemia e ao retorno ao presencial, com os estudantes ainda mais desmotivados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2890_TB365_26102024161241.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA MARIA FERREIRA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "ISA MARIA"
    "autor_email" => "isamferreiraa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109116
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 2890
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DAS AULAS DE IMUNOLOGIA ANTES, DURANTE E AO FIM DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "Com a pandemia de COVID-19, o cenário educacional passou por diversas mudanças e os docentes precisaram adaptar e reinventar suas maneiras de ensinar. Nesse contexto, alguns conteúdos da disciplina de biologia ganharam destaque, como a imunologia, devido seu estudo possibilitar abordar temáticas de saúde como os tipos de imunidade e vacinas. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a percepção de professores de biologia de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Maracanaú, Ceará, acerca das aulas ministradas por eles antes, durante e ao fim do ensino remoto. A pesquisa foi realizada no ano de 2022, sendo submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos com aprovação sob o parecer 5.406.063. Dois professores de biologia responderam a seis questões discursivas acerca de suas aulas, qualidade do material didático utilizado, uso de metodologias ativas e a volta ao ensino presencial. Os docentes relataram que já antes do ensino remoto buscavam estimular a participação dos estudantes com uso de metodologias ativas e aulas dialogadas, porém, já era uma tarefa difícil haja vista o baixo comprometimento dos estudantes. Em relação a abordagem da imunologia, os professores relataram que o material didático com a temática adotado para as turmas era superficial. Além disso, um dos professores citou que sempre buscava contextualizar a temática com o cotidiano dos estudantes, e isso se intensificou durante a pandemia. Já em relação ao formato das aulas com o retorno do ensino presencial, ambos os docentes responderam que a metodologia seguiu a mesma de antes do ensino remoto, mas que agora, os estudantes estavam bem menos participativos. Portanto, observou-se que antes do ensino remoto, os professores já passavam por desafios para estimular a participação em sala de aula, o que se intensificou durante a pandemia e ao retorno ao presencial, com os estudantes ainda mais desmotivados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2890_TB365_26102024161241.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA MARIA FERREIRA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "ISA MARIA"
    "autor_email" => "isamferreiraa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com a pandemia de COVID-19, o cenário educacional passou por diversas mudanças e os docentes precisaram adaptar e reinventar suas maneiras de ensinar. Nesse contexto, alguns conteúdos da disciplina de biologia ganharam destaque, como a imunologia, devido seu estudo possibilitar abordar temáticas de saúde como os tipos de imunidade e vacinas. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a percepção de professores de biologia de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Maracanaú, Ceará, acerca das aulas ministradas por eles antes, durante e ao fim do ensino remoto. A pesquisa foi realizada no ano de 2022, sendo submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos com aprovação sob o parecer 5.406.063. Dois professores de biologia responderam a seis questões discursivas acerca de suas aulas, qualidade do material didático utilizado, uso de metodologias ativas e a volta ao ensino presencial. Os docentes relataram que já antes do ensino remoto buscavam estimular a participação dos estudantes com uso de metodologias ativas e aulas dialogadas, porém, já era uma tarefa difícil haja vista o baixo comprometimento dos estudantes. Em relação a abordagem da imunologia, os professores relataram que o material didático com a temática adotado para as turmas era superficial. Além disso, um dos professores citou que sempre buscava contextualizar a temática com o cotidiano dos estudantes, e isso se intensificou durante a pandemia. Já em relação ao formato das aulas com o retorno do ensino presencial, ambos os docentes responderam que a metodologia seguiu a mesma de antes do ensino remoto, mas que agora, os estudantes estavam bem menos participativos. Portanto, observou-se que antes do ensino remoto, os professores já passavam por desafios para estimular a participação em sala de aula, o que se intensificou durante a pandemia e ao retorno ao presencial, com os estudantes ainda mais desmotivados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.