Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGENS E DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE: UM ESTUDO DE CASO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109757
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1237
    "inscrito_id" => 7085
    "titulo" => "APRENDIZAGENS E DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE: UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa que visa complementar a formação de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas e reflexivas no ambiente escolar. Essa modalidade de formação tem se destacado por sua importância no aprimoramento da prática docente e na preparação dos profissionais para os desafios da educação contemporânea. O PRP do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou-se em outubro de 2022 e tem duração de 18 meses. É constituído por uma docente orientadora, três preceptoras e quinze residentes. No intuito de investigar as aprendizagens e desafios vivenciados no PRP realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário online disponibilizado aos residentes e preceptoras. A pesquisa abordou diferentes aspectos da experiência no programa, incluindo os principais conhecimentos adquiridos, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados indicaram que os residentes destacaram a importância do contato direto com a realidade escolar para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, como o planejamento de aulas e a gestão de sala de aula. No entanto, também relataram dificuldades relacionadas à falta de experiência prévia e à necessidade de adaptação a contextos diversos. Por outro lado, os preceptores ressaltaram a oportunidade de troca de conhecimento e colaboração com os residentes, ao mesmo tempo que destacaram a importância do apoio institucional para a efetividade do programa. Em síntese, o PRP em Química atuante na FACEDI/UECE mostrou-se uma estratégia promissora para a formação de futuros educadores mais qualificados e comprometidos coma educação. No entanto, é necessário que haja um contínuo processo de avaliação e aprimoramento, levando em consideração as necessidades dos participantes e o contexto educacional em que estão inseridos. Investir nesse tipo de formação é essencial para o desenvolvimento integral dos licenciandos, o que reflete diretamente na construção de uma educação de qualidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7085_TB1237_29022024212138.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Andréia Nunes"
    "autor_email" => "andreia.sousa1@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109757
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1237
    "inscrito_id" => 7085
    "titulo" => "APRENDIZAGENS E DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE: UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa que visa complementar a formação de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas e reflexivas no ambiente escolar. Essa modalidade de formação tem se destacado por sua importância no aprimoramento da prática docente e na preparação dos profissionais para os desafios da educação contemporânea. O PRP do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou-se em outubro de 2022 e tem duração de 18 meses. É constituído por uma docente orientadora, três preceptoras e quinze residentes. No intuito de investigar as aprendizagens e desafios vivenciados no PRP realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário online disponibilizado aos residentes e preceptoras. A pesquisa abordou diferentes aspectos da experiência no programa, incluindo os principais conhecimentos adquiridos, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados indicaram que os residentes destacaram a importância do contato direto com a realidade escolar para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, como o planejamento de aulas e a gestão de sala de aula. No entanto, também relataram dificuldades relacionadas à falta de experiência prévia e à necessidade de adaptação a contextos diversos. Por outro lado, os preceptores ressaltaram a oportunidade de troca de conhecimento e colaboração com os residentes, ao mesmo tempo que destacaram a importância do apoio institucional para a efetividade do programa. Em síntese, o PRP em Química atuante na FACEDI/UECE mostrou-se uma estratégia promissora para a formação de futuros educadores mais qualificados e comprometidos coma educação. No entanto, é necessário que haja um contínuo processo de avaliação e aprimoramento, levando em consideração as necessidades dos participantes e o contexto educacional em que estão inseridos. Investir nesse tipo de formação é essencial para o desenvolvimento integral dos licenciandos, o que reflete diretamente na construção de uma educação de qualidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7085_TB1237_29022024212138.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Andréia Nunes"
    "autor_email" => "andreia.sousa1@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa que visa complementar a formação de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas e reflexivas no ambiente escolar. Essa modalidade de formação tem se destacado por sua importância no aprimoramento da prática docente e na preparação dos profissionais para os desafios da educação contemporânea. O PRP do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou-se em outubro de 2022 e tem duração de 18 meses. É constituído por uma docente orientadora, três preceptoras e quinze residentes. No intuito de investigar as aprendizagens e desafios vivenciados no PRP realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário online disponibilizado aos residentes e preceptoras. A pesquisa abordou diferentes aspectos da experiência no programa, incluindo os principais conhecimentos adquiridos, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados indicaram que os residentes destacaram a importância do contato direto com a realidade escolar para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, como o planejamento de aulas e a gestão de sala de aula. No entanto, também relataram dificuldades relacionadas à falta de experiência prévia e à necessidade de adaptação a contextos diversos. Por outro lado, os preceptores ressaltaram a oportunidade de troca de conhecimento e colaboração com os residentes, ao mesmo tempo que destacaram a importância do apoio institucional para a efetividade do programa. Em síntese, o PRP em Química atuante na FACEDI/UECE mostrou-se uma estratégia promissora para a formação de futuros educadores mais qualificados e comprometidos coma educação. No entanto, é necessário que haja um contínuo processo de avaliação e aprimoramento, levando em consideração as necessidades dos participantes e o contexto educacional em que estão inseridos. Investir nesse tipo de formação é essencial para o desenvolvimento integral dos licenciandos, o que reflete diretamente na construção de uma educação de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.