Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADPTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEAL: DESAFIOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108896
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 50
    "inscrito_id" => 2913
    "titulo" => "ADPTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEAL: DESAFIOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O país entrou em estado de emergência em fevereiro de 2020, através da portaria declarada pelo Ministro da Saúde (nº 188, de 3 de fevereiro de 2020). Nesse contexto, foram implementadas medidas para prevenção, controle e contenção de riscos, incluindo o distanciamento social, quarentenas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool 70%. Com essa medida, o ensino acadêmico teve que aderir ao ensino remoto de maneira abrupta, sem um preparo adequado. Este estudo aborda as complexidades enfrentadas pelos estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) durante a pandemia (covid-19), destacando as adaptações necessárias no ensino. Com a rápida transição para modalidades de aprendizado remoto. Além disso, o estudo explora o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico causado pela pandemia (covid-19). Para atingir esses objetivos, os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos que ingressaram nos anos de 2019 a 2021 do curso de ciências contábeis da UNEAL, com uma amostra de 60 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que 58,33% dos alunos relataram dificuldades de acesso à Internet, o que afetou diretamente a sua participação em cursos online. Além disso, 60% dos professores relataram a necessidade de adaptação rápida à tecnologia educacional, destacando o desafio adicional de manter a qualidade do ensino e o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2913_TB50_25102024092429.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRRIQUE VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Henrrique"
    "autor_email" => "ph215063@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108896
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 50
    "inscrito_id" => 2913
    "titulo" => "ADPTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEAL: DESAFIOS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES EM TEMPO DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O país entrou em estado de emergência em fevereiro de 2020, através da portaria declarada pelo Ministro da Saúde (nº 188, de 3 de fevereiro de 2020). Nesse contexto, foram implementadas medidas para prevenção, controle e contenção de riscos, incluindo o distanciamento social, quarentenas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool 70%. Com essa medida, o ensino acadêmico teve que aderir ao ensino remoto de maneira abrupta, sem um preparo adequado. Este estudo aborda as complexidades enfrentadas pelos estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) durante a pandemia (covid-19), destacando as adaptações necessárias no ensino. Com a rápida transição para modalidades de aprendizado remoto. Além disso, o estudo explora o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico causado pela pandemia (covid-19). Para atingir esses objetivos, os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos que ingressaram nos anos de 2019 a 2021 do curso de ciências contábeis da UNEAL, com uma amostra de 60 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que 58,33% dos alunos relataram dificuldades de acesso à Internet, o que afetou diretamente a sua participação em cursos online. Além disso, 60% dos professores relataram a necessidade de adaptação rápida à tecnologia educacional, destacando o desafio adicional de manter a qualidade do ensino e o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2913_TB50_25102024092429.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRRIQUE VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Henrrique"
    "autor_email" => "ph215063@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O país entrou em estado de emergência em fevereiro de 2020, através da portaria declarada pelo Ministro da Saúde (nº 188, de 3 de fevereiro de 2020). Nesse contexto, foram implementadas medidas para prevenção, controle e contenção de riscos, incluindo o distanciamento social, quarentenas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool 70%. Com essa medida, o ensino acadêmico teve que aderir ao ensino remoto de maneira abrupta, sem um preparo adequado. Este estudo aborda as complexidades enfrentadas pelos estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) durante a pandemia (covid-19), destacando as adaptações necessárias no ensino. Com a rápida transição para modalidades de aprendizado remoto. Além disso, o estudo explora o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico causado pela pandemia (covid-19). Para atingir esses objetivos, os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos que ingressaram nos anos de 2019 a 2021 do curso de ciências contábeis da UNEAL, com uma amostra de 60 alunos e 10 professores. Os resultados mostram que 58,33% dos alunos relataram dificuldades de acesso à Internet, o que afetou diretamente a sua participação em cursos online. Além disso, 60% dos professores relataram a necessidade de adaptação rápida à tecnologia educacional, destacando o desafio adicional de manter a qualidade do ensino e o impacto das mudanças nas metodologias de ensino na compreensão e absorção do conteúdo acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.