Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISSIDÊNCIA SEXUAL E ESCOLA: VIVÊNCIAS DOCENTES E SEUS ENTRELAÇAMENTOS COM O ESPAÇO ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109354
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 6642
    "titulo" => "DISSIDÊNCIA SEXUAL E ESCOLA: VIVÊNCIAS DOCENTES E SEUS ENTRELAÇAMENTOS COM O ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "O presente trabalho busca trazer à tona a experiência na produção de uma Pesquisa-intervenção (PI) de inspiração cartográfica na qual serão realizadas 15 entrevistas de manejo cartográfico com docentes dissidentes em sexualidade. Como objetivo da presente pesquisa busca-se observar como tais docentes ocupam os espaços escolares, além de questionar a lógica binária que se estabelece na produção de um fazer laboral para a/o docente dissidente em sexualidade. Por dissidência sexual entendemos tudo que foge à norma sexual, sujeitos que possuem condutas que pela maioria da população é considerada imoral e/ou subversiva por não estarem adequadas a lógica da heteronormatividade. O discurso da/do docente dentro do espaço escolar circunscreve não apenas um conteúdo, mas seu lugar de fala enquanto sujeito atravessado por uma história, um contexto, uma relação familiar e também uma sexualidade. Diante disso utiliza-se o método da Pesquisa-intervenção, pois ela busca descentralizar do pesquisador a condição de intervenção sob a realidade, compreendendo que todos que ocupam o espaço em questão, e, no caso a escola, construindo uma pesquisa implicada, política e centrada na realidade que cerca a comunidade, rompendo assim com modos de investigação de cunho positivista. Reconhecendo o pesquisador como sujeito que também intervém sobre a realidade pesquisada, a Pesquisa-Intervenção (PI) fundamenta-se enquanto um ethos comum para pensar esta pesquisa. A escolha da entrevista de manejo cartográfico se dá por esta se relacionar não apenas a uma representação do vivido, mas como um espaço/tempo de subjetivação. Como resultados, espera-se que possamos perceber como a lógica binária interfere nas vivências de professores dissidentes em sexualidade, observando como o espaço escolar pode acolher ou reprimir, gerando lógicas de performatividade que subjetivem a/o docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID6642_TB693_29032024121823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARLON COUTINHO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "Antonio Marlon"
    "autor_email" => "marloncoutinho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109354
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 6642
    "titulo" => "DISSIDÊNCIA SEXUAL E ESCOLA: VIVÊNCIAS DOCENTES E SEUS ENTRELAÇAMENTOS COM O ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "O presente trabalho busca trazer à tona a experiência na produção de uma Pesquisa-intervenção (PI) de inspiração cartográfica na qual serão realizadas 15 entrevistas de manejo cartográfico com docentes dissidentes em sexualidade. Como objetivo da presente pesquisa busca-se observar como tais docentes ocupam os espaços escolares, além de questionar a lógica binária que se estabelece na produção de um fazer laboral para a/o docente dissidente em sexualidade. Por dissidência sexual entendemos tudo que foge à norma sexual, sujeitos que possuem condutas que pela maioria da população é considerada imoral e/ou subversiva por não estarem adequadas a lógica da heteronormatividade. O discurso da/do docente dentro do espaço escolar circunscreve não apenas um conteúdo, mas seu lugar de fala enquanto sujeito atravessado por uma história, um contexto, uma relação familiar e também uma sexualidade. Diante disso utiliza-se o método da Pesquisa-intervenção, pois ela busca descentralizar do pesquisador a condição de intervenção sob a realidade, compreendendo que todos que ocupam o espaço em questão, e, no caso a escola, construindo uma pesquisa implicada, política e centrada na realidade que cerca a comunidade, rompendo assim com modos de investigação de cunho positivista. Reconhecendo o pesquisador como sujeito que também intervém sobre a realidade pesquisada, a Pesquisa-Intervenção (PI) fundamenta-se enquanto um ethos comum para pensar esta pesquisa. A escolha da entrevista de manejo cartográfico se dá por esta se relacionar não apenas a uma representação do vivido, mas como um espaço/tempo de subjetivação. Como resultados, espera-se que possamos perceber como a lógica binária interfere nas vivências de professores dissidentes em sexualidade, observando como o espaço escolar pode acolher ou reprimir, gerando lógicas de performatividade que subjetivem a/o docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID6642_TB693_29032024121823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARLON COUTINHO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "Antonio Marlon"
    "autor_email" => "marloncoutinho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho busca trazer à tona a experiência na produção de uma Pesquisa-intervenção (PI) de inspiração cartográfica na qual serão realizadas 15 entrevistas de manejo cartográfico com docentes dissidentes em sexualidade. Como objetivo da presente pesquisa busca-se observar como tais docentes ocupam os espaços escolares, além de questionar a lógica binária que se estabelece na produção de um fazer laboral para a/o docente dissidente em sexualidade. Por dissidência sexual entendemos tudo que foge à norma sexual, sujeitos que possuem condutas que pela maioria da população é considerada imoral e/ou subversiva por não estarem adequadas a lógica da heteronormatividade. O discurso da/do docente dentro do espaço escolar circunscreve não apenas um conteúdo, mas seu lugar de fala enquanto sujeito atravessado por uma história, um contexto, uma relação familiar e também uma sexualidade. Diante disso utiliza-se o método da Pesquisa-intervenção, pois ela busca descentralizar do pesquisador a condição de intervenção sob a realidade, compreendendo que todos que ocupam o espaço em questão, e, no caso a escola, construindo uma pesquisa implicada, política e centrada na realidade que cerca a comunidade, rompendo assim com modos de investigação de cunho positivista. Reconhecendo o pesquisador como sujeito que também intervém sobre a realidade pesquisada, a Pesquisa-Intervenção (PI) fundamenta-se enquanto um ethos comum para pensar esta pesquisa. A escolha da entrevista de manejo cartográfico se dá por esta se relacionar não apenas a uma representação do vivido, mas como um espaço/tempo de subjetivação. Como resultados, espera-se que possamos perceber como a lógica binária interfere nas vivências de professores dissidentes em sexualidade, observando como o espaço escolar pode acolher ou reprimir, gerando lógicas de performatividade que subjetivem a/o docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.