Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O REIKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111507
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3716
    "inscrito_id" => 9958
    "titulo" => "O REIKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "Os processos de estresse e ansiedade presentes na sociedade e na escola foram significativamente acentuados pela pandemia de covid-19. Estudos demonstram que as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, aliadas a uma concepção de educação integral, entendida como aquela contempla as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos, podem amenizar esses sintomas. O Reiki é uma terapia de impostação das mãos que busca promover o equilíbrio energético necessário para manter o bem-estar do corpo físico, mental, emocional e espiritual, trazendo benefícios que vão além do corpo físico, agindo profundamente nos sintomas e na causa destes. Trata-se de um tipo de terapia em que os indivíduos em situação de saúde e de doença são beneficiados, uma vez que aumenta a energia vital, fortalecendo o sistema imunológico. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando a prática do reiki no ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes e servidores. A metodologia proposta privilegiou a realização de Ciclos de Formação e de Vivência de Reiki, analisando seus benefícios a partir de dados coletados em grupos focais, objetivando compreender, a partir da visão dos participantes, a repercussão do reiki no bem-estar e na aprendizagem. Os resultados iniciais do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, sintoma de estresse e de ansiedade influenciam negativamente a qualidade de vida. Nessa perspectiva, o reiki e outras práticas integrativas podem impactar positivamente no bem-estar dos docentes e estudantes, inclusive contribuindo para os processos de aprendizagem, o que ratifica a importância de sua vivência no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9958_TB3716_27102024231330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ NOBERTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ"
    "autor_email" => "nobertobeatriz1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111507
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3716
    "inscrito_id" => 9958
    "titulo" => "O REIKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "Os processos de estresse e ansiedade presentes na sociedade e na escola foram significativamente acentuados pela pandemia de covid-19. Estudos demonstram que as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, aliadas a uma concepção de educação integral, entendida como aquela contempla as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos, podem amenizar esses sintomas. O Reiki é uma terapia de impostação das mãos que busca promover o equilíbrio energético necessário para manter o bem-estar do corpo físico, mental, emocional e espiritual, trazendo benefícios que vão além do corpo físico, agindo profundamente nos sintomas e na causa destes. Trata-se de um tipo de terapia em que os indivíduos em situação de saúde e de doença são beneficiados, uma vez que aumenta a energia vital, fortalecendo o sistema imunológico. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando a prática do reiki no ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes e servidores. A metodologia proposta privilegiou a realização de Ciclos de Formação e de Vivência de Reiki, analisando seus benefícios a partir de dados coletados em grupos focais, objetivando compreender, a partir da visão dos participantes, a repercussão do reiki no bem-estar e na aprendizagem. Os resultados iniciais do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, sintoma de estresse e de ansiedade influenciam negativamente a qualidade de vida. Nessa perspectiva, o reiki e outras práticas integrativas podem impactar positivamente no bem-estar dos docentes e estudantes, inclusive contribuindo para os processos de aprendizagem, o que ratifica a importância de sua vivência no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9958_TB3716_27102024231330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ NOBERTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ"
    "autor_email" => "nobertobeatriz1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os processos de estresse e ansiedade presentes na sociedade e na escola foram significativamente acentuados pela pandemia de covid-19. Estudos demonstram que as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, aliadas a uma concepção de educação integral, entendida como aquela contempla as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos, podem amenizar esses sintomas. O Reiki é uma terapia de impostação das mãos que busca promover o equilíbrio energético necessário para manter o bem-estar do corpo físico, mental, emocional e espiritual, trazendo benefícios que vão além do corpo físico, agindo profundamente nos sintomas e na causa destes. Trata-se de um tipo de terapia em que os indivíduos em situação de saúde e de doença são beneficiados, uma vez que aumenta a energia vital, fortalecendo o sistema imunológico. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando a prática do reiki no ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes e servidores. A metodologia proposta privilegiou a realização de Ciclos de Formação e de Vivência de Reiki, analisando seus benefícios a partir de dados coletados em grupos focais, objetivando compreender, a partir da visão dos participantes, a repercussão do reiki no bem-estar e na aprendizagem. Os resultados iniciais do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, sintoma de estresse e de ansiedade influenciam negativamente a qualidade de vida. Nessa perspectiva, o reiki e outras práticas integrativas podem impactar positivamente no bem-estar dos docentes e estudantes, inclusive contribuindo para os processos de aprendizagem, o que ratifica a importância de sua vivência no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.