Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FERRAMENTAS DIGITAIS COMO FACILITADORAS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109160
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 424
    "inscrito_id" => 3486
    "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS COMO FACILITADORAS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A presente pesquisa é um trabalho de conclusão do Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no qual sugere que as ferramentas digitais são facilitadoras do ensino, em razão da necessidade de sua presença nessa etapa da educação. Fazendo – se o uso do método qualitativo, sendo esta uma pesquisa de campo onde se desenvolveu no período de 10 semanas, com carga horária semanal de 8 horas no total de 120 horas. Comportando como objetivo geral, analisar as ferramentas digitais na educação, e como objetivos específicos testar a aplicabilidade das ferramentas digitais na sala de aula, ainda entender como utilizar as ferramentas digitais em sala de aula. Além disso, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como autores principais Vygotsky (2000), Sampaio e Leite (1999- 2000) e Moran (2004-2009). A utilização de plataformas digitais possibilitam uma visão sistêmica e aprofundada da real situação existente no cenário educacional de cada escola e essas pequenas implementações digitais podem fazer a diferença no âmbito escolar, mas é necessário que essas ferramentas digitais estejam à disposição de todos de maneira inclusiva. Quando utilizadas com auxílio do professore de forma correta, os resultados serão positivos. Ainda, contamos por meio do auxílio das ferramentas digitais Canva, jamboard, podcast, e YouTube como auxiliadoras da aprendizagem, possibilitando aos alunos ampliar a percepção, cognição e o pensamento lógico. Portanto, através deste estudo ficou evidente as contribuições das ferramentas digitais na aquisição do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3486_TB424_08042024184912.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE VELOSO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALANE VELOSO"
    "autor_email" => "alaneveloso123@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109160
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 424
    "inscrito_id" => 3486
    "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS COMO FACILITADORAS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A presente pesquisa é um trabalho de conclusão do Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no qual sugere que as ferramentas digitais são facilitadoras do ensino, em razão da necessidade de sua presença nessa etapa da educação. Fazendo – se o uso do método qualitativo, sendo esta uma pesquisa de campo onde se desenvolveu no período de 10 semanas, com carga horária semanal de 8 horas no total de 120 horas. Comportando como objetivo geral, analisar as ferramentas digitais na educação, e como objetivos específicos testar a aplicabilidade das ferramentas digitais na sala de aula, ainda entender como utilizar as ferramentas digitais em sala de aula. Além disso, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como autores principais Vygotsky (2000), Sampaio e Leite (1999- 2000) e Moran (2004-2009). A utilização de plataformas digitais possibilitam uma visão sistêmica e aprofundada da real situação existente no cenário educacional de cada escola e essas pequenas implementações digitais podem fazer a diferença no âmbito escolar, mas é necessário que essas ferramentas digitais estejam à disposição de todos de maneira inclusiva. Quando utilizadas com auxílio do professore de forma correta, os resultados serão positivos. Ainda, contamos por meio do auxílio das ferramentas digitais Canva, jamboard, podcast, e YouTube como auxiliadoras da aprendizagem, possibilitando aos alunos ampliar a percepção, cognição e o pensamento lógico. Portanto, através deste estudo ficou evidente as contribuições das ferramentas digitais na aquisição do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3486_TB424_08042024184912.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE VELOSO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALANE VELOSO"
    "autor_email" => "alaneveloso123@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa é um trabalho de conclusão do Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no qual sugere que as ferramentas digitais são facilitadoras do ensino, em razão da necessidade de sua presença nessa etapa da educação. Fazendo – se o uso do método qualitativo, sendo esta uma pesquisa de campo onde se desenvolveu no período de 10 semanas, com carga horária semanal de 8 horas no total de 120 horas. Comportando como objetivo geral, analisar as ferramentas digitais na educação, e como objetivos específicos testar a aplicabilidade das ferramentas digitais na sala de aula, ainda entender como utilizar as ferramentas digitais em sala de aula. Além disso, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como autores principais Vygotsky (2000), Sampaio e Leite (1999- 2000) e Moran (2004-2009). A utilização de plataformas digitais possibilitam uma visão sistêmica e aprofundada da real situação existente no cenário educacional de cada escola e essas pequenas implementações digitais podem fazer a diferença no âmbito escolar, mas é necessário que essas ferramentas digitais estejam à disposição de todos de maneira inclusiva. Quando utilizadas com auxílio do professore de forma correta, os resultados serão positivos. Ainda, contamos por meio do auxílio das ferramentas digitais Canva, jamboard, podcast, e YouTube como auxiliadoras da aprendizagem, possibilitando aos alunos ampliar a percepção, cognição e o pensamento lógico. Portanto, através deste estudo ficou evidente as contribuições das ferramentas digitais na aquisição do saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.