SILVA, Jovania Da et al.. Teatro de sombras: inclusão e arte de contar histórias. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110824>. Acesso em: 25/12/2024 11:08
O ato de se contar histórias pode ser considerado como uma arte milenar. Com o surgimento do ser humano na Terra, os hábitos de contar casos e de usar a imaginação para explicar ou ensinar fatos da vida foram existindo, sendo criados. Esta prática apresenta condições para ser compreendida como uma tradição importante para as Artes e para a educação por se tratar de uma atividade lúdica, prazerosa, útil para explicar períodos históricos, oportunizando o contato com culturas diferentes quando levamos a criança ao mundo da imaginação, proporcionando trocas de experiências entre crianças e adultos. O caminhar desta arte de contar histórias e as relações com os lugares aonde à história chega, não é algo inédito, pois cada lugar possui sua própria história, sejam elas em forma de mitos, crenças, lendas, tradições, costumes, populares e ou reais. Cada lugar, cada pessoa, tem a sua história e a forma de lidar com ela, quando passamos a conhecê-la, o entendimento nos ajuda a transformar conceitos, de forma a contribuir para a história pessoal de cada um. Histórias despertam emoções, interesses e expectativas. Ouvir, ver e contar histórias reafirma a representatividade cultural, valores e conhecimentos que muitas vezes são passados de geração. Ao instigarmos a criança, estimulamos o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para que se aproprie desta forma de aprender. Apresentamos o Teatro de Sombras e a contação de histórias, para contribuir e acrescentar na criança, a possibilidade de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Estas são justificativas interessantes de análises no processo de alfabetização. Podemos considerar que as crianças são movidas por estímulo, então, cabe ao professor estimulá-las.