Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TUTORIA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – PROEF: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109075
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 1510
    "titulo" => "A TUTORIA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – PROEF: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), é um curso com oferta nacional, que teve início no ano de 2018, que tem como objetivo proporcionar uma formação continuada em serviço. Realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas no contexto do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este artigo relata uma experiência de aprendizagem a partir da tutoria na disciplina de Problemáticas da Educação Física do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, ocorrida no Pólo Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo socializar a experiência de aprendizado na tutoria de uma disciplina de mestrado, apontando aspectos importantes desse processo para a formação de um profissional com competências necessárias para desempenhar essa atividade. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência e elaborado a partir da vivência na tutoria no período de 2021 a 2023, totalizando o acompanhamento de três turmas de mestrandos. Durante este período uma gama de experiências compôs o processo ensino-aprendizagem, do ensino remoto, passando pela adequação do retorno das atividades presenciais, evidenciando o quão relevante é a participação do(a) tutor(a) para efetivação e bom andamento da disciplina. A experiência com a tutoria revelou-se fundamental no processo de formação do professor-tutor mostrando-se relevante na condução/orientação dos alunos no decorrer da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1510_TB310_22022024092007.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGÊNIA MARIA GREGORIO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EUGÊNIA"
    "autor_email" => "eugenia1808@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109075
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 1510
    "titulo" => "A TUTORIA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – PROEF: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), é um curso com oferta nacional, que teve início no ano de 2018, que tem como objetivo proporcionar uma formação continuada em serviço. Realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas no contexto do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este artigo relata uma experiência de aprendizagem a partir da tutoria na disciplina de Problemáticas da Educação Física do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, ocorrida no Pólo Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo socializar a experiência de aprendizado na tutoria de uma disciplina de mestrado, apontando aspectos importantes desse processo para a formação de um profissional com competências necessárias para desempenhar essa atividade. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência e elaborado a partir da vivência na tutoria no período de 2021 a 2023, totalizando o acompanhamento de três turmas de mestrandos. Durante este período uma gama de experiências compôs o processo ensino-aprendizagem, do ensino remoto, passando pela adequação do retorno das atividades presenciais, evidenciando o quão relevante é a participação do(a) tutor(a) para efetivação e bom andamento da disciplina. A experiência com a tutoria revelou-se fundamental no processo de formação do professor-tutor mostrando-se relevante na condução/orientação dos alunos no decorrer da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1510_TB310_22022024092007.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGÊNIA MARIA GREGORIO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EUGÊNIA"
    "autor_email" => "eugenia1808@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), é um curso com oferta nacional, que teve início no ano de 2018, que tem como objetivo proporcionar uma formação continuada em serviço. Realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas no contexto do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este artigo relata uma experiência de aprendizagem a partir da tutoria na disciplina de Problemáticas da Educação Física do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, ocorrida no Pólo Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo socializar a experiência de aprendizado na tutoria de uma disciplina de mestrado, apontando aspectos importantes desse processo para a formação de um profissional com competências necessárias para desempenhar essa atividade. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência e elaborado a partir da vivência na tutoria no período de 2021 a 2023, totalizando o acompanhamento de três turmas de mestrandos. Durante este período uma gama de experiências compôs o processo ensino-aprendizagem, do ensino remoto, passando pela adequação do retorno das atividades presenciais, evidenciando o quão relevante é a participação do(a) tutor(a) para efetivação e bom andamento da disciplina. A experiência com a tutoria revelou-se fundamental no processo de formação do professor-tutor mostrando-se relevante na condução/orientação dos alunos no decorrer da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.