Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO SOBRE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109005
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 3289
    "titulo" => "O ENSINO SOBRE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "Os serviços ecossistêmicos são processos naturais em que o meio ambiente provém recursos e benefícios que sustentam a vida nos ecossistemas, afetando direta ou indiretamente os seres vivos de maneira positiva. Os seres vivos obtêm esses benefícios de maneira espontânea. Podem ser classificados em serviços de suporte, provisão, regulação e cultural. O trabalho buscou avaliar alunos do curso de Ciências Biológicas sobre o nível de conhecimento deles acerca de serviços ecossistêmicos. Foi aplicado um questionário antes e depois de uma aula teórica, com a finalidade de observar a progressão do conhecimento e o grau de consciência ambiental desses alunos. Os questionários possuíram caráter qualitativo, tendo questões abertas para coletar o conhecimento e percepções dos discentes. Foi aplicado com os alunos que estavam cursando a disciplina de Ecologia Geral. No primeiro questionário, notou-se que o conhecimento dos alunos era escasso e vago. Alguns relacionaram serviços ecossistêmicos com serviços prestados por empresas, mas apesar disso, grande parte reconhece a importância do meio ambiente para a manutenção da vida. Com a aula ministrada, observou-se que no segundo questionário houve uma progressão notável de conhecimento na maioria dos estudantes, citando as categorias e exemplos observados no campus da universidade, com destaque para a polinização e a arborização do campus, favorecendo a geração de alimentos e regulação climática no local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3289_TB207_22102024080102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR NASCIMENTO SARAIVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "João Victor"
    "autor_email" => "joao_victor_n@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109005
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 3289
    "titulo" => "O ENSINO SOBRE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "Os serviços ecossistêmicos são processos naturais em que o meio ambiente provém recursos e benefícios que sustentam a vida nos ecossistemas, afetando direta ou indiretamente os seres vivos de maneira positiva. Os seres vivos obtêm esses benefícios de maneira espontânea. Podem ser classificados em serviços de suporte, provisão, regulação e cultural. O trabalho buscou avaliar alunos do curso de Ciências Biológicas sobre o nível de conhecimento deles acerca de serviços ecossistêmicos. Foi aplicado um questionário antes e depois de uma aula teórica, com a finalidade de observar a progressão do conhecimento e o grau de consciência ambiental desses alunos. Os questionários possuíram caráter qualitativo, tendo questões abertas para coletar o conhecimento e percepções dos discentes. Foi aplicado com os alunos que estavam cursando a disciplina de Ecologia Geral. No primeiro questionário, notou-se que o conhecimento dos alunos era escasso e vago. Alguns relacionaram serviços ecossistêmicos com serviços prestados por empresas, mas apesar disso, grande parte reconhece a importância do meio ambiente para a manutenção da vida. Com a aula ministrada, observou-se que no segundo questionário houve uma progressão notável de conhecimento na maioria dos estudantes, citando as categorias e exemplos observados no campus da universidade, com destaque para a polinização e a arborização do campus, favorecendo a geração de alimentos e regulação climática no local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3289_TB207_22102024080102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR NASCIMENTO SARAIVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "João Victor"
    "autor_email" => "joao_victor_n@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os serviços ecossistêmicos são processos naturais em que o meio ambiente provém recursos e benefícios que sustentam a vida nos ecossistemas, afetando direta ou indiretamente os seres vivos de maneira positiva. Os seres vivos obtêm esses benefícios de maneira espontânea. Podem ser classificados em serviços de suporte, provisão, regulação e cultural. O trabalho buscou avaliar alunos do curso de Ciências Biológicas sobre o nível de conhecimento deles acerca de serviços ecossistêmicos. Foi aplicado um questionário antes e depois de uma aula teórica, com a finalidade de observar a progressão do conhecimento e o grau de consciência ambiental desses alunos. Os questionários possuíram caráter qualitativo, tendo questões abertas para coletar o conhecimento e percepções dos discentes. Foi aplicado com os alunos que estavam cursando a disciplina de Ecologia Geral. No primeiro questionário, notou-se que o conhecimento dos alunos era escasso e vago. Alguns relacionaram serviços ecossistêmicos com serviços prestados por empresas, mas apesar disso, grande parte reconhece a importância do meio ambiente para a manutenção da vida. Com a aula ministrada, observou-se que no segundo questionário houve uma progressão notável de conhecimento na maioria dos estudantes, citando as categorias e exemplos observados no campus da universidade, com destaque para a polinização e a arborização do campus, favorecendo a geração de alimentos e regulação climática no local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.