Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109019
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 2498
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é compreender a contribuição do supervisor escolar no processo de organização do trabalho pedagógico em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. O supervisor escolar desempenha um papel fundamental na organização pedagógica, formação continuada, supervisão, avaliação dos processos institucionais, além de coordenar programas educacionais e mediar conflitos. Diante disso, questionamos: quais práticas o supervisor escolar realiza na escola que contribuem para a organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental? Ao oferecer suporte na orientação aos professores, o supervisor atua conjuntamente com o coordenador pedagógico para implementar práticas de formação continuada, contribuindo para o desenvolvimento profissional de toda a equipe escolar, não somente dos professores. Sua importância no contexto escolar também está relacionada ao acompanhamento dos professores e da prática profissional dos demais colaboradores, fornecendo feedback e avaliando o desempenho para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola, buscando melhorias e coordenando programas educacionais com a equipe gestora, tanto em atividades curriculares como extracurriculares. Outra importante contribuição do supervisor escolar é a mediação de conflitos, facilitando o diálogo entre professores, alunos, pais, responsáveis e membros da comunidade escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e de campo. Foram aplicados questionários a dois profissionais da educação: um supervisor educacional e uma professora da Educação Básica na cidade de Teresina-PI. Para embasar os estudos teóricos, foram considerados os seguintes autores: Przybylski (1985), Libâneo (2010), Medina (1997), Richarsdon (1999), Gil (2017) dentre outros. No geral, a função do supervisor escolar é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, promover a qualidade do ensino e da aprendizagem, coordenar programas educacionais e manter um ambiente escolar positivo e produtivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2498_TB226_27102024132716.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE DE OL"
    "autor_email" => "kelyanee@urc.uespi.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109019
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 2498
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é compreender a contribuição do supervisor escolar no processo de organização do trabalho pedagógico em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. O supervisor escolar desempenha um papel fundamental na organização pedagógica, formação continuada, supervisão, avaliação dos processos institucionais, além de coordenar programas educacionais e mediar conflitos. Diante disso, questionamos: quais práticas o supervisor escolar realiza na escola que contribuem para a organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental? Ao oferecer suporte na orientação aos professores, o supervisor atua conjuntamente com o coordenador pedagógico para implementar práticas de formação continuada, contribuindo para o desenvolvimento profissional de toda a equipe escolar, não somente dos professores. Sua importância no contexto escolar também está relacionada ao acompanhamento dos professores e da prática profissional dos demais colaboradores, fornecendo feedback e avaliando o desempenho para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola, buscando melhorias e coordenando programas educacionais com a equipe gestora, tanto em atividades curriculares como extracurriculares. Outra importante contribuição do supervisor escolar é a mediação de conflitos, facilitando o diálogo entre professores, alunos, pais, responsáveis e membros da comunidade escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e de campo. Foram aplicados questionários a dois profissionais da educação: um supervisor educacional e uma professora da Educação Básica na cidade de Teresina-PI. Para embasar os estudos teóricos, foram considerados os seguintes autores: Przybylski (1985), Libâneo (2010), Medina (1997), Richarsdon (1999), Gil (2017) dentre outros. No geral, a função do supervisor escolar é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, promover a qualidade do ensino e da aprendizagem, coordenar programas educacionais e manter um ambiente escolar positivo e produtivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2498_TB226_27102024132716.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE DE OL"
    "autor_email" => "kelyanee@urc.uespi.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a contribuição do supervisor escolar no processo de organização do trabalho pedagógico em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. O supervisor escolar desempenha um papel fundamental na organização pedagógica, formação continuada, supervisão, avaliação dos processos institucionais, além de coordenar programas educacionais e mediar conflitos. Diante disso, questionamos: quais práticas o supervisor escolar realiza na escola que contribuem para a organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental? Ao oferecer suporte na orientação aos professores, o supervisor atua conjuntamente com o coordenador pedagógico para implementar práticas de formação continuada, contribuindo para o desenvolvimento profissional de toda a equipe escolar, não somente dos professores. Sua importância no contexto escolar também está relacionada ao acompanhamento dos professores e da prática profissional dos demais colaboradores, fornecendo feedback e avaliando o desempenho para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola, buscando melhorias e coordenando programas educacionais com a equipe gestora, tanto em atividades curriculares como extracurriculares. Outra importante contribuição do supervisor escolar é a mediação de conflitos, facilitando o diálogo entre professores, alunos, pais, responsáveis e membros da comunidade escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e de campo. Foram aplicados questionários a dois profissionais da educação: um supervisor educacional e uma professora da Educação Básica na cidade de Teresina-PI. Para embasar os estudos teóricos, foram considerados os seguintes autores: Przybylski (1985), Libâneo (2010), Medina (1997), Richarsdon (1999), Gil (2017) dentre outros. No geral, a função do supervisor escolar é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, promover a qualidade do ensino e da aprendizagem, coordenar programas educacionais e manter um ambiente escolar positivo e produtivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.