Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113405
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6464
    "inscrito_id" => 17095
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho é o relato de uma pesquisa-ação que trata do desenvolvimento da linguagem oral e da alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Adotando como pressuposto teórico o sociointeracionismo de Vygotsky (2001), a citada pesquisa-ação tem como objetivo investigar a influência do estímulo ao uso funcional da linguagem, de acordo com o proposto de Halliday e Matthiessen (2004), no desenvolvimento da linguagem oral e de habilidades ligadas à alfabetização, considerando a tríade interação>linguagem>pensamento como mola propulsora do desenvolvimento global do aluno. O participante da pesquisa foi um aluno de 6 anos, com Síndrome de Down, matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Regular de Ensino de Fortaleza-Ceará. Ao longo de 2018, o participante foi envolvido em uma rede de interações sociais mediadas pela fala, cujo objetivo era proporcionar-lhe diversificadas experiências linguísticas, conduzindo-o da interação face a face à produção autônoma de narrativas, baseadas em vivências pessoais e também na ficção. Desenvolvida em sala de aula, a pesquisa-ação produziu dois tipos dados: o registro das Zonas de Desenvolvimento Real e as Zonas de Desenvolvimento Potencial, que, segundo Vygotsky (2005), correspondem aos conhecimentos já construídos pelo participante e aos conhecimentos que ele poderia vir a construir na interação com outras pessoas e com o ambiente, e o registro de atividades do Projeto Magia da Leitura, realizada no final do ano e registrada no Protocolo para Registro de Dados, instrumental desenvolvido a partir do trabalho de Perroni (1992), sobre o desenvolvimento do discurso narrativo em crianças. De um modo geral, os dados permitem afirmar que o participante da pesquisa apresentou significativa evolução no desenvolvimento de sua linguagem oral e nas habilidades ligadas à alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17095_TB6464_07062024110218.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DUARTE PINTO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raqueldp68@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113405
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6464
    "inscrito_id" => 17095
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho é o relato de uma pesquisa-ação que trata do desenvolvimento da linguagem oral e da alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Adotando como pressuposto teórico o sociointeracionismo de Vygotsky (2001), a citada pesquisa-ação tem como objetivo investigar a influência do estímulo ao uso funcional da linguagem, de acordo com o proposto de Halliday e Matthiessen (2004), no desenvolvimento da linguagem oral e de habilidades ligadas à alfabetização, considerando a tríade interação>linguagem>pensamento como mola propulsora do desenvolvimento global do aluno. O participante da pesquisa foi um aluno de 6 anos, com Síndrome de Down, matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Regular de Ensino de Fortaleza-Ceará. Ao longo de 2018, o participante foi envolvido em uma rede de interações sociais mediadas pela fala, cujo objetivo era proporcionar-lhe diversificadas experiências linguísticas, conduzindo-o da interação face a face à produção autônoma de narrativas, baseadas em vivências pessoais e também na ficção. Desenvolvida em sala de aula, a pesquisa-ação produziu dois tipos dados: o registro das Zonas de Desenvolvimento Real e as Zonas de Desenvolvimento Potencial, que, segundo Vygotsky (2005), correspondem aos conhecimentos já construídos pelo participante e aos conhecimentos que ele poderia vir a construir na interação com outras pessoas e com o ambiente, e o registro de atividades do Projeto Magia da Leitura, realizada no final do ano e registrada no Protocolo para Registro de Dados, instrumental desenvolvido a partir do trabalho de Perroni (1992), sobre o desenvolvimento do discurso narrativo em crianças. De um modo geral, os dados permitem afirmar que o participante da pesquisa apresentou significativa evolução no desenvolvimento de sua linguagem oral e nas habilidades ligadas à alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17095_TB6464_07062024110218.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DUARTE PINTO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raqueldp68@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é o relato de uma pesquisa-ação que trata do desenvolvimento da linguagem oral e da alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Adotando como pressuposto teórico o sociointeracionismo de Vygotsky (2001), a citada pesquisa-ação tem como objetivo investigar a influência do estímulo ao uso funcional da linguagem, de acordo com o proposto de Halliday e Matthiessen (2004), no desenvolvimento da linguagem oral e de habilidades ligadas à alfabetização, considerando a tríade interação>linguagem>pensamento como mola propulsora do desenvolvimento global do aluno. O participante da pesquisa foi um aluno de 6 anos, com Síndrome de Down, matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Regular de Ensino de Fortaleza-Ceará. Ao longo de 2018, o participante foi envolvido em uma rede de interações sociais mediadas pela fala, cujo objetivo era proporcionar-lhe diversificadas experiências linguísticas, conduzindo-o da interação face a face à produção autônoma de narrativas, baseadas em vivências pessoais e também na ficção. Desenvolvida em sala de aula, a pesquisa-ação produziu dois tipos dados: o registro das Zonas de Desenvolvimento Real e as Zonas de Desenvolvimento Potencial, que, segundo Vygotsky (2005), correspondem aos conhecimentos já construídos pelo participante e aos conhecimentos que ele poderia vir a construir na interação com outras pessoas e com o ambiente, e o registro de atividades do Projeto Magia da Leitura, realizada no final do ano e registrada no Protocolo para Registro de Dados, instrumental desenvolvido a partir do trabalho de Perroni (1992), sobre o desenvolvimento do discurso narrativo em crianças. De um modo geral, os dados permitem afirmar que o participante da pesquisa apresentou significativa evolução no desenvolvimento de sua linguagem oral e nas habilidades ligadas à alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.