Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA NO CURSO SUPERIOR DE AGROECOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112748
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5516
    "inscrito_id" => 11351
    "titulo" => "DESAFIO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA NO CURSO SUPERIOR DE AGROECOLOGIA"
    "resumo" => "A pandemia da COVID-19, causada pelo novo corona vírus SARS-CoV-2, começou no final de 2019 e teve um impacto profundo no mundo. A partir do início de 2020, instituições educacionais em todo mundo fecharam as portas. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção dos discentes do Curso de Tecnológo em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros sobre os desafios encontrados durante o ensino remoto no período de pandemia do novo corona vírus. A população do estudo foi composta pelos discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia, a amostra foi constituída por vinte e dois discentes do curso que concordaram em participar do estudo. Os discentes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar pontos positivos e negativos neste novo processo de ensino-aprendizagem. Dos discentes 50% dos entrevistados indicaram ter se adaptado parcialmente enquanto os outros 50% relataram que não tiveram uma boa adaptação ao modelo de ensino remoto. Quanto à vantagem deste sistema de ensino, cerca de 52% dos estudantes indicaram que se manterem seguros em sua residência foi o ponto principal. Por outro lado, a maior dificuldade encontrada foi a quantidade de conteúdo postados pelos professores. A mudança de ensino presencial para o remoto foi um desafio para docentes e discentes a fim de oferecer aulas de boa qualidade com o objetivo de minimizar possíveis prejuízos ao aprendizado durante a pandemia. O objetivo do ensino remoto emergencial não foi criar um curso a distância, mas fornecer acesso temporário à educação formal e apoio instrucional aos discentes. Os desafios enfrentados no setor de educação no período da pandemia devem servir como estímulo para novas práticas educacionais híbridas, sem perder de vista o caráter formativo dos estudantes da área de agroecologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15624_TB5516_09062024105454.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DOS SANTOS INACIO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA INACIO"
    "autor_email" => "msi@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112748
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5516
    "inscrito_id" => 11351
    "titulo" => "DESAFIO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA NO CURSO SUPERIOR DE AGROECOLOGIA"
    "resumo" => "A pandemia da COVID-19, causada pelo novo corona vírus SARS-CoV-2, começou no final de 2019 e teve um impacto profundo no mundo. A partir do início de 2020, instituições educacionais em todo mundo fecharam as portas. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção dos discentes do Curso de Tecnológo em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros sobre os desafios encontrados durante o ensino remoto no período de pandemia do novo corona vírus. A população do estudo foi composta pelos discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia, a amostra foi constituída por vinte e dois discentes do curso que concordaram em participar do estudo. Os discentes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar pontos positivos e negativos neste novo processo de ensino-aprendizagem. Dos discentes 50% dos entrevistados indicaram ter se adaptado parcialmente enquanto os outros 50% relataram que não tiveram uma boa adaptação ao modelo de ensino remoto. Quanto à vantagem deste sistema de ensino, cerca de 52% dos estudantes indicaram que se manterem seguros em sua residência foi o ponto principal. Por outro lado, a maior dificuldade encontrada foi a quantidade de conteúdo postados pelos professores. A mudança de ensino presencial para o remoto foi um desafio para docentes e discentes a fim de oferecer aulas de boa qualidade com o objetivo de minimizar possíveis prejuízos ao aprendizado durante a pandemia. O objetivo do ensino remoto emergencial não foi criar um curso a distância, mas fornecer acesso temporário à educação formal e apoio instrucional aos discentes. Os desafios enfrentados no setor de educação no período da pandemia devem servir como estímulo para novas práticas educacionais híbridas, sem perder de vista o caráter formativo dos estudantes da área de agroecologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15624_TB5516_09062024105454.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DOS SANTOS INACIO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA INACIO"
    "autor_email" => "msi@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pandemia da COVID-19, causada pelo novo corona vírus SARS-CoV-2, começou no final de 2019 e teve um impacto profundo no mundo. A partir do início de 2020, instituições educacionais em todo mundo fecharam as portas. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção dos discentes do Curso de Tecnológo em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros sobre os desafios encontrados durante o ensino remoto no período de pandemia do novo corona vírus. A população do estudo foi composta pelos discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia, a amostra foi constituída por vinte e dois discentes do curso que concordaram em participar do estudo. Os discentes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar pontos positivos e negativos neste novo processo de ensino-aprendizagem. Dos discentes 50% dos entrevistados indicaram ter se adaptado parcialmente enquanto os outros 50% relataram que não tiveram uma boa adaptação ao modelo de ensino remoto. Quanto à vantagem deste sistema de ensino, cerca de 52% dos estudantes indicaram que se manterem seguros em sua residência foi o ponto principal. Por outro lado, a maior dificuldade encontrada foi a quantidade de conteúdo postados pelos professores. A mudança de ensino presencial para o remoto foi um desafio para docentes e discentes a fim de oferecer aulas de boa qualidade com o objetivo de minimizar possíveis prejuízos ao aprendizado durante a pandemia. O objetivo do ensino remoto emergencial não foi criar um curso a distância, mas fornecer acesso temporário à educação formal e apoio instrucional aos discentes. Os desafios enfrentados no setor de educação no período da pandemia devem servir como estímulo para novas práticas educacionais híbridas, sem perder de vista o caráter formativo dos estudantes da área de agroecologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.