Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: INCLUSÃO DE ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAUCAIA - CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113627
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6785
    "inscrito_id" => 16945
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: INCLUSÃO DE ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAUCAIA - CEARÁ"
    "resumo" => "O termo deficiência física, refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Objetivo: identificar como os professores de Educação Física trabalham a inclusão dos escolares nas suas aulas práticas de Educação Física na escola regular em Caucaia-Ceará. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em 16 escolas na Sede-Caucaia, 10 na Rota-Garrote e 17 na Rota-Praia, envolvendo 40 professores de Educação Física da rede pública. Os participantes responderam a um questionário adaptado de Kozub e Porretta (1998), com foco em seis aspectos: preparo para lidar com alunos com deficiência, intenção de se qualificar nessa área, capacidade de motivar esses alunos, critérios de avaliação, percepção sobre a preparação da escola para receber alunos com deficiência e interesse em cursos de capacitação. Os resultados mostraram que 22% dos professores se consideravam preparados para lidar com alunos com deficiência física, enquanto 55% tinham alguma insegurança. No entanto, 38% concordaram totalmente e 45% concordaram quase totalmente que gostariam de trabalhar com esses alunos. Quanto à avaliação, 38% concordaram totalmente e 42% concordaram quase totalmente em utilizar os mesmos critérios para alunos com e sem deficiência física. Cerca de 30% dos professores se sentiam capazes de motivar alunos com deficiência, enquanto 45% concordavam quase totalmente. A maioria (76%) pretendia fazer cursos de capacitação, embora 29% considerassem que suas escolas não estavam preparadas para receber alunos com deficiência, com 39% discordando quase totalmente dessa afirmação. Através desse estudo foi possível concluir que a inclusão de escolares nas aulas práticas de educação física ainda é um desafio para os professores especificamente pela insegurança gerada pela precária formação profissional e falta de estrutura e apoio.."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16945_TB6785_27102024235207.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIA MEDEIROS PAIVA DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "GEORGIA"
    "autor_email" => "georgiamedeirospaiva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113627
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6785
    "inscrito_id" => 16945
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: INCLUSÃO DE ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAUCAIA - CEARÁ"
    "resumo" => "O termo deficiência física, refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Objetivo: identificar como os professores de Educação Física trabalham a inclusão dos escolares nas suas aulas práticas de Educação Física na escola regular em Caucaia-Ceará. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em 16 escolas na Sede-Caucaia, 10 na Rota-Garrote e 17 na Rota-Praia, envolvendo 40 professores de Educação Física da rede pública. Os participantes responderam a um questionário adaptado de Kozub e Porretta (1998), com foco em seis aspectos: preparo para lidar com alunos com deficiência, intenção de se qualificar nessa área, capacidade de motivar esses alunos, critérios de avaliação, percepção sobre a preparação da escola para receber alunos com deficiência e interesse em cursos de capacitação. Os resultados mostraram que 22% dos professores se consideravam preparados para lidar com alunos com deficiência física, enquanto 55% tinham alguma insegurança. No entanto, 38% concordaram totalmente e 45% concordaram quase totalmente que gostariam de trabalhar com esses alunos. Quanto à avaliação, 38% concordaram totalmente e 42% concordaram quase totalmente em utilizar os mesmos critérios para alunos com e sem deficiência física. Cerca de 30% dos professores se sentiam capazes de motivar alunos com deficiência, enquanto 45% concordavam quase totalmente. A maioria (76%) pretendia fazer cursos de capacitação, embora 29% considerassem que suas escolas não estavam preparadas para receber alunos com deficiência, com 39% discordando quase totalmente dessa afirmação. Através desse estudo foi possível concluir que a inclusão de escolares nas aulas práticas de educação física ainda é um desafio para os professores especificamente pela insegurança gerada pela precária formação profissional e falta de estrutura e apoio.."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16945_TB6785_27102024235207.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIA MEDEIROS PAIVA DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "GEORGIA"
    "autor_email" => "georgiamedeirospaiva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O termo deficiência física, refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Objetivo: identificar como os professores de Educação Física trabalham a inclusão dos escolares nas suas aulas práticas de Educação Física na escola regular em Caucaia-Ceará. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em 16 escolas na Sede-Caucaia, 10 na Rota-Garrote e 17 na Rota-Praia, envolvendo 40 professores de Educação Física da rede pública. Os participantes responderam a um questionário adaptado de Kozub e Porretta (1998), com foco em seis aspectos: preparo para lidar com alunos com deficiência, intenção de se qualificar nessa área, capacidade de motivar esses alunos, critérios de avaliação, percepção sobre a preparação da escola para receber alunos com deficiência e interesse em cursos de capacitação. Os resultados mostraram que 22% dos professores se consideravam preparados para lidar com alunos com deficiência física, enquanto 55% tinham alguma insegurança. No entanto, 38% concordaram totalmente e 45% concordaram quase totalmente que gostariam de trabalhar com esses alunos. Quanto à avaliação, 38% concordaram totalmente e 42% concordaram quase totalmente em utilizar os mesmos critérios para alunos com e sem deficiência física. Cerca de 30% dos professores se sentiam capazes de motivar alunos com deficiência, enquanto 45% concordavam quase totalmente. A maioria (76%) pretendia fazer cursos de capacitação, embora 29% considerassem que suas escolas não estavam preparadas para receber alunos com deficiência, com 39% discordando quase totalmente dessa afirmação. Através desse estudo foi possível concluir que a inclusão de escolares nas aulas práticas de educação física ainda é um desafio para os professores especificamente pela insegurança gerada pela precária formação profissional e falta de estrutura e apoio..

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.