O presente trabalho objetivou realizar um levantamento bibliográfico junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), buscando conhecer as conexões na produção acadêmica brasileira em nível de pós-graduação stricto sensu a respeito das barreiras de acessibilidade que impedem a plena participação da pessoa com deficiência nos diferentes setores da sociedade. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 classifica as barreiras em: a) barreiras urbanísticas, b) barreiras arquitetônicas, c) barreiras nos transportes, d) barreiras nas comunicações e na informação, e) barreiras atitudinais e f) barreiras tecnológicas. No mapeamento foi encontrado diversificadas temáticas de investigação em 42 (quarenta e dois) trabalhos que operaram tal conexão, organizamos nossos achados de pesquisa em termos de distribuição temporal e conteúdo. A fim de realizar nosso mapeamento, optamos pelos critérios de uma investigação de cunho bibliográfico. Esta consiste numa particularidade da pesquisa documental, pautada em suporte bibliográfico e focada em mapear trabalhos científicos em torno de um tema de pesquisa. A coleta e organização dos dados foram fundamentadas em Bardin (2011), mediante três etapas: em primeiro lugar a pré-análise; depois a exploração do material coletado; e em último lugar, o tratamento das informações obtidas, a inferência e a interpretação. Por meio do processo de revisão do corpus de análise, foi possível observar que sobressaem as barreiras atitudinais e arquitetônicas são recorrentes e podem ocorrer em diversos contextos; e o quanto urgente são as iniciativas de elaboração de estratégias para a quebra das barreiras.