No contexto da pandemia, muitas instituições de ensino tiveram que reformular seu processo de ensino aprendizagem do formato presencial para o remoto – foi o caso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Uma série de acomodações foram efetuadas, incluindo ajustes de plataformas para viabilizar o ensino de forma remota e síncrona e de carga horária reduzida em caráter excepcional – ações corroboradas pelo MEC. Em 2021, com o término do caráter pandêmico, todas estas exceções foram descontinuadas, levando as instituições públicas a outras adaptações de ordem física. Neste cenário, esta investigação traz um relato de experiência desta transição, do retorno ao “novo normal” especificamente das disciplinas de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I, Projeto I; e Informática aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I, InfoAU I, tendo como objetivo registrar e criticar os resultados obtidos desde 2021 a 2023, tanto no que se refere aos processos como produtos alcançados. No decorrer das disciplinas, ocorreram adaptações físicas e a inserção de aprendizados remotos. Em linhas gerais, os resultados obtidos foram satisfatórios, mas com muitas possibilidades de melhorias e novas oportunidades de crescimento, incorporando ganhos do universo digital, e tentando equacionar as perdas com o retorno físico.