OLIVEIRA, Sara Hingrid Ramos Gonçalves De et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107512>. Acesso em: 22/12/2024 18:51
Este trabalho trata-se de um relato de experiência feito pelo grupo do PIBID - Educação Física (UFMA), realizado em uma escola pública de rede municipal, localizada em São Luís (MA), com estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental (anos finais) no turno matutino. Os diários das emoções foram utilizados como método avaliativo a partir do conteúdo de Práticas Corporais de Aventura (PCA´, para tanto foram lidos 131 diários, sendo que as palavras mais utilizadas foram medo (11 vezes), vergonha (4 vezes), ansiedade (4 vezes). Ao fazermos as leituras de cada um deles, foi possível observarmos palavras ligadas aos sentimentos dos alunos que se repetiram em boa parte dos diários. Os trechos citados, foram selecionados após a leitura porque apresentavam algumas das ideias mais destacadas pelos estudantes como um todo. Nota-se certa relevância dos diários das emoções como grande instrumento de avaliação e principalmente, de registros dos movimentos que entram na composição da subjetividade do aluno-escritor.