Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107626
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 4334
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta as perspectivas de pibidianos graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas e Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto desenvolvido no Instituto Federal Baiano Campus Guanambi. A referida vivência se deu com a construção e aplicação de um conjunto de oficinas de caráter interdisciplinar no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado na cidade de Guanambi, Bahia. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com uma amostra de doze participantes, sendo a coleta de dados realizada por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revelaram diferentes percepções entre os pibidianos, as quais estas se diferem em aspectos positivos e negativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4334_TB997_25042024115557.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoriagbi21@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107626
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 4334
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta as perspectivas de pibidianos graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas e Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto desenvolvido no Instituto Federal Baiano Campus Guanambi. A referida vivência se deu com a construção e aplicação de um conjunto de oficinas de caráter interdisciplinar no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado na cidade de Guanambi, Bahia. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com uma amostra de doze participantes, sendo a coleta de dados realizada por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revelaram diferentes percepções entre os pibidianos, as quais estas se diferem em aspectos positivos e negativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4334_TB997_25042024115557.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoriagbi21@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente relato de experiência apresenta as perspectivas de pibidianos graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas e Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto desenvolvido no Instituto Federal Baiano Campus Guanambi. A referida vivência se deu com a construção e aplicação de um conjunto de oficinas de caráter interdisciplinar no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado na cidade de Guanambi, Bahia. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com uma amostra de doze participantes, sendo a coleta de dados realizada por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revelaram diferentes percepções entre os pibidianos, as quais estas se diferem em aspectos positivos e negativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.