MACHADO, Camilly Albuquerque et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107308>. Acesso em: 22/12/2024 18:14
A pedagogia por projetos abre possibilidades infinitas para o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O relato de experiências sobre estas práticas pedagógicas ampliam o repertório docente sobre o seu saber-fazer. Objetiva-se neste trabalho, apresentar atividades orientadas pela pedagogia de projetos, perspectivando a sua compreensão desta metodologia às práticas interdisciplinares e contextualizadas de ensino e aprendizagem. Parte-se do projeto “Eu sou Arte” que orientou as atividades de regência da autora e residente do Programa Residência Pedagógica. As ações envolveram 20 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental numa escola da rede pública de São Luís/MA no período de maio a dezembro de 2023. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo investigação-ação, utilizando-se como instrumento de coleta de dados principal, o diário de bordo da investigadora, resultado: a) das observações de aulas para compreender as práticas pedagógicas adotadas em sala; e, b) dos diálogos com as crianças para identificar de que maneira elas estavam sendo impactadas pelo projeto. Os resultados indicam que houve interesse genuíno dos alunos pelas atividades que eram desenvolvidas, como o caso de jogos e atividades práticas, que focalizavam em suas vivências. Alunos e professores foram positivamente impactados pelo dinamismo que a pedagogia de projetos oferece, instaurando na classe uma legitima vida cooperativa em que os educandos foram incentivados a construir aprendizagens significativas a partir de suas próprias experiências.