A Iniciação Científica Escolar é uma proposta de ação pedagógica propícia a alfabetização científica e tecnológica e favorável ao desenvolvimento de estudantes reflexivos, críticos, autônomos, autores e protagonista do bem comum. O objetivo deste artigo, é apresentar uma análise parcial das percepções dos estudantes, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, sobre a importância da iniciação científica escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa está em andamento no curso de Doutorado Profissional do PPGECE/UEPB. A entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. Aconteceu em 2022 com 22 estudantes e em 2023 com 19 estudantes. Os estudantes apresentaram palavras que representaram o que foi importante no processo de elaborar e desenvolver um projeto. A análise foi baseada em Bardin (2016). Desvelamos quatro categorias empíricas a partir das palavras mais evocadas: Atitude, Virtude, Interação e Cognição. Identificamos a percepção positiva dos estudantes sobre a importância da iniciação científica. Isso nos motiva a entrelaçar novos caminhos que promovam o debate sobre o significado e o sentido do aprender e do ensinar, considerando a interação dos processos cognitivos e vitais, na formação humana, ética e cidadã dos estudantes.