O projeto interdisciplinar, entre língua portuguesa e história, adotou como tema o desenvolvimento da consciência crítica quanto às diferenças etnico-raciais existentes nos espaços educativos, com destaque para a sala de aula. Essa ação educativa e prática pedagógica tem em vista a seguinte questão: como na condição de ser criança pode emergir experiências emancipatórias quanto ao tema etnico racial?. Outro aspecto importante é atender a Lei 10.639/2003 e oportunizar experiências e narrativas emancipatórias para os alunos do ensino fundamental anos finais. Finalmente, o objetivo explora a possibilidade em oferecer aos alunos a experiência do aprendizado como revolução, através das discussões e tomada de consciência da “colonização” inconsciente que vivemos, desenvolver ferramentas internas consistentes de resistência, demonstrando quão transformadora e surpreendente pode ser o conhecimento quando permeada pelas emoções de narrativas vinculadas ao ser reconhecido e respeitado como ser humano que carrega seus próprios saberes. Oferecer, portanto, a essa infância condição de ser uma criança que transgrida a posição de invisibilizadas e silenciadas.