O presente artigo aborda uma experiência de conscientização sobre o bullying realizada na turma do 7º ano do Ensino Fundamental da ECIT Willians de Sousa Arruda, localizada em Campina Grande - PB, como parte do projeto de extensão "História e Arte" da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em nossa pesquisa discutimos o bullying e sua relação com a violência escolar, partindo da perspectiva de autores como Araújo e Silva (2011), Gomes e Godoy (2016), Rossato e Arcoverde (2014), e Silva (2010). A experiência prática envolveu a realização de discussões e dinâmicas com os alunos do fundamental. Durante a aula os alunos compartilharam suas próprias experiências, contribuindo assim para a conscientização sobre o tema. Além disso, eles foram incentivados a elaborar um produto final no formato de um cordel a partir da temática do bullying. Através da pesquisa, foi possível perceber como o bullying representa um fenômeno marcadamente presente na realidade dos estudantes e como as atividades de conscientização representam iniciativas importantes no sentido de construir uma cultura de paz na escola. Além disso, os resultados demonstram que a utilização de uma metodologia dialogada, jogos e propostas que estimulem a interação e a criatividade auxiliam na efetivação dos objetivos de conscientização.