As discussões sobre gênero e ciência tem ganhado destaque em diferentes pesquisas que versam sobre as questões do reconhecimento, inserção, visibilidade e permanência de mulheres na ciência. Outros espaços que têm abordado essa pauta no sentido de promover o debate são os artefatos culturais como os vídeos do YouTube que – por conta do seu fácil acesso, por acalcarem muitas pessoas e por sua ampla divulgação – têm possibilitado a ampliação dessas discussões. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar os sentidos que são produzidos sobre os incentivos ofertados para que meninas e mulheres ingressem e permaneçam nas áreas STEAM, a partir de vídeos e comentários presentes em canais do YouTube protagonizados por mulheres cientistas. Este estudo se fundamenta teórico e metodologicamente a partir dos Estudos Culturais e de Gênero, pós-estruturalistas. Para análise, foram selecionados 10 vídeos que debatem a questão referente aos incentivos ofertados as mulheres para reconhecimento e existência no campo da ciência, em que a análise desses vídeos e seus comentários, aconteceu através da Análise Cultural. A partir da análise dos dados, os incentivos destacados nos vídeos são: a família, a escola, políticas públicas, premiações, brinquedos, jogos, livros e os próprios vídeos do YouTube. Entendemos que tecer tais debates, busca criar possibilidades para que os debates sobre gênero e ciência sejam ampliados, pois esses debates precisam de fortalecimento e amplitude para que seja possível realizar mudanças da educação básica à universidade, possibilitando esperançar novos tempos para meninas e mulheres nas áreas da ciência.