Sabe-se que um dos desafios do processo de ensinar é o pouco contato que os alunos têm com a sala de aula, para isso existem inúmeros programas que buscam reduzir essa dificuldade, um deles é o Programa de Residência Pedagógica - PRP - permitindo que graduandos participem de forma ativa no planejamento e na execução de uma rotina docente, sendo vista como uma experiência de muita relevância nesse processo de formação. Este relato de experiência visa apresentar as vivências iniciais de intervenção em uma escola rural de Campina Grande, PB, por meio do PRP, financiado pela CAPES, tendo a orientação da professora da Universidade Estadual da Paraíba e guiado pela professora preceptora da escola. Elaborando uma sequência didática composta por oito encontros cada e apropriada para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Através da leitura de textos teóricos, utilização de gêneros multimídias, debates e realizações de atividades foi desenvolvido o ensino-aprendizagem dos discentes. Diante do exposto, observou-se que, em relação à Língua Portuguesa, existe uma maior dificuldade dos professores iniciantes em ensinar conteúdos de natureza gramatical, afetando, por consequência, o desenvolvimento das aulas. Essa experiência com a docência no Ensino Médio servirá de base para aprimorar e refletir a nossa prática pedagógica.