Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

BINGO DE PORCENTAGEM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106581
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 441
    "titulo" => "BINGO DE PORCENTAGEM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever uma atividade conduzida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática, na Escola Municipal Tiradentes, localizada na cidade de Monteiro-PB. A atividade foi desenvolvida para abordar o conteúdo de porcentagem com os alunos de 9º ano de forma lúdica, afastando-se do método tradicional, por meio de um jogo de Bingo. Cada aluno recebeu uma cartela com números e, ao ser sorteado um papel com um cálculo de porcentagem, os alunos deveriam resolvê-lo e marcar o número correspondente na cartela, caso estivesse presente. Essa abordagem visava tornar o aprendizado mais envolvente e prático para os estudantes. O jogo não só facilitou a assimilação dos conceitos, mas também estimulou a socialização no ambiente escolar, pois os alunos demonstram um envolvimento ativo durante toda a atividade. Com essa metodologia, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais dinâmico e eficaz, destacando a importância de abordagens inovadoras para aprimorar a educação matemática, pois, a atividade demonstrou ser essencial ao complementar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a atividade realizada não apenas reforçou o aprendizado, mas também promoveu a interação e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID441_TB382_24032024161349.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA FEITOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA FEITOSA"
    "autor_email" => "samara.feitosa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106581
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 441
    "titulo" => "BINGO DE PORCENTAGEM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever uma atividade conduzida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática, na Escola Municipal Tiradentes, localizada na cidade de Monteiro-PB. A atividade foi desenvolvida para abordar o conteúdo de porcentagem com os alunos de 9º ano de forma lúdica, afastando-se do método tradicional, por meio de um jogo de Bingo. Cada aluno recebeu uma cartela com números e, ao ser sorteado um papel com um cálculo de porcentagem, os alunos deveriam resolvê-lo e marcar o número correspondente na cartela, caso estivesse presente. Essa abordagem visava tornar o aprendizado mais envolvente e prático para os estudantes. O jogo não só facilitou a assimilação dos conceitos, mas também estimulou a socialização no ambiente escolar, pois os alunos demonstram um envolvimento ativo durante toda a atividade. Com essa metodologia, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais dinâmico e eficaz, destacando a importância de abordagens inovadoras para aprimorar a educação matemática, pois, a atividade demonstrou ser essencial ao complementar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a atividade realizada não apenas reforçou o aprendizado, mas também promoveu a interação e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID441_TB382_24032024161349.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA FEITOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA FEITOSA"
    "autor_email" => "samara.feitosa@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever uma atividade conduzida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática, na Escola Municipal Tiradentes, localizada na cidade de Monteiro-PB. A atividade foi desenvolvida para abordar o conteúdo de porcentagem com os alunos de 9º ano de forma lúdica, afastando-se do método tradicional, por meio de um jogo de Bingo. Cada aluno recebeu uma cartela com números e, ao ser sorteado um papel com um cálculo de porcentagem, os alunos deveriam resolvê-lo e marcar o número correspondente na cartela, caso estivesse presente. Essa abordagem visava tornar o aprendizado mais envolvente e prático para os estudantes. O jogo não só facilitou a assimilação dos conceitos, mas também estimulou a socialização no ambiente escolar, pois os alunos demonstram um envolvimento ativo durante toda a atividade. Com essa metodologia, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais dinâmico e eficaz, destacando a importância de abordagens inovadoras para aprimorar a educação matemática, pois, a atividade demonstrou ser essencial ao complementar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a atividade realizada não apenas reforçou o aprendizado, mas também promoveu a interação e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.