A Residência Pedagógica é um programa que busca aplicar nas licenciaturas uma experiência prática para os graduandos acerca da relação teoria e prática no campo escolar. Essa experiência prática se inicia na orientação através de reuniões semanais com a orientadora como preparo para nossa carreira docente, sendo posteriormente aplicado nas escolas através da observação mediada pelo preceptor. O referencial teórico utilizados no início da experiência foi o texto “O Pátio da Escola: espaços de socialização” de Maria Luíza Guillaumon Emmel, que nos trouxe novas perspectivas acerca o espaço físico da escola. A primeira escola a sermos encaminhados foi o Ademar Veloso Silveira, devido a característica de disponibilizar a Educação Básica Regular e também a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), solicitamos à orientadora para que parte da observação fosse também na EJA, acarretando em três pesquisas sendo publicadas sobre o ensino de sociologia na modalidade EJA. Na segunda escola campo houve a produção de Material Didático em conjunto com os estudantes da escola Dr. Elpidio de Almeida, que também nos foi dado a oportunidade de enquanto residentes analisar um novo tipo de escola, sendo essa uma Cidadã Integral Tecnica. A terceira escola que fomos encaminhados foi a Prof. Itan Pereira, uma Escola Cidadã Integral, com um alto índice de desempenho dentro dos parâmetros avaliativos estaduais e nacionais.