O presente relato tem o objetivo de demonstrar a importância e as contribuições do Programa de Residência Pedagógica Subprojeto História na formação do futuro docente na prática, a partir da trajetória de uma residente da Universidade Estadual da Paraíba que atua em uma ECIT, na cidade de Campina Grande – PB, bem como analisar o que significa ser professor, identificando os saberes profissionais realizados neste processo que configuraram a construção desta consciência. Esta reflexão acerca Programa de Residência Pedagógica é de extrema valia no desenvolvimento profissional do estudante de licenciatura, uma vez que é neste, que o mesmo estará de fato inserido na realidade escolar. A metodologia utilizada abrange a análise de relatórios da residente e revisão bibliográfica. O referencial proposto está baseado nos estudos de LIBANEO (1994). Conclui-se que é na escola-campo que o licenciando tem a oportunidade de aplicar ações exitosas que aprendem durante as formações, tirar da teoria e colocar na prática e ao fazer esta articulação, utiliza-se uma pedagogia ativa, que consequentemente promove uma formação mais aperfeiçoada ofertada através do Programa. O residente se descobre enquanto professor, com auxílio do preceptor e docente orientador, fazendo uma troca de experiências e vivenciando os caminhos de êxito e desafios no meio docente.