DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERMEDIADOS PELOS PIBIDIANOS DA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106260 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 417 "titulo" => "DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERMEDIADOS PELOS PIBIDIANOS DA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA" "resumo" => "O trabalho tem por finalidade apresentar o projeto integrador Desarmando o Bullying e Construindo Empatia no Ensino de Geografia, desenvolvido na escola ECI Francisco Pessoa de Brito, Araçagi-PB, buscando propor uma conscientização e trabalho em conjunto com alunos e docentes, discutindo propostas e relatando casos ou situações referentes ao tema. Embora seja notório que o bullying é uma realidade atual, presente tanto nos espaços escolares quanto na sociedade, que afetam principalmente crianças e adolescentes, em que sua prática pode causar marcas que levam para o resto da vida. Observa-se a necessidade das escolas realizarem projetos para elucidar os alunos sobre essa temática tão relevante. Ademais, torna-se essencial praticar a construção de um conhecimento mútuo com a comunidade escolar, em relação ao combate da referida problemática e a formação de um ator social consciente. Sendo assim, percebe-se, a necessidade de envolver pibidianos em ações educativas, visto que o ensino da Geografia trabalha a interação homem e sociedade. Portanto, para combater o bullying, tanto no meio acadêmico como no âmbito escolar, é imprescindível a participação dos pais no cotidiano escolar. Assim sendo, contribui-se na construção de conhecimentos no caminho de uma sociedade mais empática e educada. Nessa perspectiva, adota-se como metodologia uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica de relatos de pessoas envolvidas, refletindo sobre a importância de projetos abordados na escola, como sua contribuição para formação cidadã. Os resultados demonstraram em ações práticas interdisciplinares, com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto, onde realizou-se a construção de uma árvore mensageira da empatia, a elaboração de cartazes sobre a importância do combate ao bullying e um momento de conciliação entre todos. Conseguinte, criando um compartilhamento de uma rede de empatia para assim poder desarmar o bullying, contribuindo para uma sociedade justa, respeitosa e empática." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66707f6c53f2b_17062024152444.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => "2024-06-17 15:24:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KLARA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.klara@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106260 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 417 "titulo" => "DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERMEDIADOS PELOS PIBIDIANOS DA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA" "resumo" => "O trabalho tem por finalidade apresentar o projeto integrador Desarmando o Bullying e Construindo Empatia no Ensino de Geografia, desenvolvido na escola ECI Francisco Pessoa de Brito, Araçagi-PB, buscando propor uma conscientização e trabalho em conjunto com alunos e docentes, discutindo propostas e relatando casos ou situações referentes ao tema. Embora seja notório que o bullying é uma realidade atual, presente tanto nos espaços escolares quanto na sociedade, que afetam principalmente crianças e adolescentes, em que sua prática pode causar marcas que levam para o resto da vida. Observa-se a necessidade das escolas realizarem projetos para elucidar os alunos sobre essa temática tão relevante. Ademais, torna-se essencial praticar a construção de um conhecimento mútuo com a comunidade escolar, em relação ao combate da referida problemática e a formação de um ator social consciente. Sendo assim, percebe-se, a necessidade de envolver pibidianos em ações educativas, visto que o ensino da Geografia trabalha a interação homem e sociedade. Portanto, para combater o bullying, tanto no meio acadêmico como no âmbito escolar, é imprescindível a participação dos pais no cotidiano escolar. Assim sendo, contribui-se na construção de conhecimentos no caminho de uma sociedade mais empática e educada. Nessa perspectiva, adota-se como metodologia uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica de relatos de pessoas envolvidas, refletindo sobre a importância de projetos abordados na escola, como sua contribuição para formação cidadã. Os resultados demonstraram em ações práticas interdisciplinares, com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto, onde realizou-se a construção de uma árvore mensageira da empatia, a elaboração de cartazes sobre a importância do combate ao bullying e um momento de conciliação entre todos. Conseguinte, criando um compartilhamento de uma rede de empatia para assim poder desarmar o bullying, contribuindo para uma sociedade justa, respeitosa e empática." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66707f6c53f2b_17062024152444.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => "2024-06-17 15:24:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KLARA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.klara@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }