Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERMEDIADOS PELOS PIBIDIANOS DA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106260
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 417
    "titulo" => "DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERMEDIADOS PELOS PIBIDIANOS DA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA"
    "resumo" => "O trabalho tem por finalidade apresentar o projeto integrador Desarmando o Bullying e Construindo Empatia no Ensino de Geografia, desenvolvido na escola ECI Francisco Pessoa de Brito, Araçagi-PB, buscando propor uma conscientização e trabalho em conjunto com alunos e docentes, discutindo propostas e relatando casos ou situações referentes ao tema. Embora seja notório que o bullying é uma realidade atual, presente tanto nos espaços escolares quanto na sociedade, que afetam principalmente crianças e adolescentes, em que sua prática pode causar marcas que levam para o resto da vida. Observa-se a necessidade das escolas realizarem projetos para elucidar os alunos sobre essa temática tão relevante. Ademais, torna-se essencial praticar a construção de um conhecimento mútuo com a comunidade escolar, em relação ao combate da referida problemática e a formação de um ator social consciente. Sendo assim, percebe-se, a necessidade de envolver pibidianos em ações educativas, visto que o ensino da Geografia trabalha a interação homem e sociedade. Portanto, para combater o bullying, tanto no meio acadêmico como no âmbito escolar, é imprescindível a participação dos pais no cotidiano escolar. Assim sendo, contribui-se na construção de conhecimentos no caminho de uma sociedade mais empática e educada. Nessa perspectiva, adota-se como metodologia uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica de relatos de pessoas envolvidas, refletindo sobre a importância de projetos abordados na escola, como sua contribuição para formação cidadã. Os resultados demonstraram em ações práticas interdisciplinares, com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto, onde realizou-se a construção de uma árvore mensageira da empatia, a elaboração de cartazes sobre a importância do combate ao bullying e um momento de conciliação entre todos. Conseguinte, criando um compartilhamento de uma rede de empatia para assim poder desarmar o bullying, contribuindo para uma sociedade justa, respeitosa e empática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66707f6c53f2b_17062024152444.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => "2024-06-17 15:24:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KLARA GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ana.klara@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106260
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 417
    "titulo" => "DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERMEDIADOS PELOS PIBIDIANOS DA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA"
    "resumo" => "O trabalho tem por finalidade apresentar o projeto integrador Desarmando o Bullying e Construindo Empatia no Ensino de Geografia, desenvolvido na escola ECI Francisco Pessoa de Brito, Araçagi-PB, buscando propor uma conscientização e trabalho em conjunto com alunos e docentes, discutindo propostas e relatando casos ou situações referentes ao tema. Embora seja notório que o bullying é uma realidade atual, presente tanto nos espaços escolares quanto na sociedade, que afetam principalmente crianças e adolescentes, em que sua prática pode causar marcas que levam para o resto da vida. Observa-se a necessidade das escolas realizarem projetos para elucidar os alunos sobre essa temática tão relevante. Ademais, torna-se essencial praticar a construção de um conhecimento mútuo com a comunidade escolar, em relação ao combate da referida problemática e a formação de um ator social consciente. Sendo assim, percebe-se, a necessidade de envolver pibidianos em ações educativas, visto que o ensino da Geografia trabalha a interação homem e sociedade. Portanto, para combater o bullying, tanto no meio acadêmico como no âmbito escolar, é imprescindível a participação dos pais no cotidiano escolar. Assim sendo, contribui-se na construção de conhecimentos no caminho de uma sociedade mais empática e educada. Nessa perspectiva, adota-se como metodologia uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica de relatos de pessoas envolvidas, refletindo sobre a importância de projetos abordados na escola, como sua contribuição para formação cidadã. Os resultados demonstraram em ações práticas interdisciplinares, com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto, onde realizou-se a construção de uma árvore mensageira da empatia, a elaboração de cartazes sobre a importância do combate ao bullying e um momento de conciliação entre todos. Conseguinte, criando um compartilhamento de uma rede de empatia para assim poder desarmar o bullying, contribuindo para uma sociedade justa, respeitosa e empática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66707f6c53f2b_17062024152444.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => "2024-06-17 15:24:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KLARA GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ana.klara@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O trabalho tem por finalidade apresentar o projeto integrador Desarmando o Bullying e Construindo Empatia no Ensino de Geografia, desenvolvido na escola ECI Francisco Pessoa de Brito, Araçagi-PB, buscando propor uma conscientização e trabalho em conjunto com alunos e docentes, discutindo propostas e relatando casos ou situações referentes ao tema. Embora seja notório que o bullying é uma realidade atual, presente tanto nos espaços escolares quanto na sociedade, que afetam principalmente crianças e adolescentes, em que sua prática pode causar marcas que levam para o resto da vida. Observa-se a necessidade das escolas realizarem projetos para elucidar os alunos sobre essa temática tão relevante. Ademais, torna-se essencial praticar a construção de um conhecimento mútuo com a comunidade escolar, em relação ao combate da referida problemática e a formação de um ator social consciente. Sendo assim, percebe-se, a necessidade de envolver pibidianos em ações educativas, visto que o ensino da Geografia trabalha a interação homem e sociedade. Portanto, para combater o bullying, tanto no meio acadêmico como no âmbito escolar, é imprescindível a participação dos pais no cotidiano escolar. Assim sendo, contribui-se na construção de conhecimentos no caminho de uma sociedade mais empática e educada. Nessa perspectiva, adota-se como metodologia uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica de relatos de pessoas envolvidas, refletindo sobre a importância de projetos abordados na escola, como sua contribuição para formação cidadã. Os resultados demonstraram em ações práticas interdisciplinares, com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto, onde realizou-se a construção de uma árvore mensageira da empatia, a elaboração de cartazes sobre a importância do combate ao bullying e um momento de conciliação entre todos. Conseguinte, criando um compartilhamento de uma rede de empatia para assim poder desarmar o bullying, contribuindo para uma sociedade justa, respeitosa e empática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.