Neste relato de experiência na Residência Pedagógica, abordo o processo de implementação de atividades de Resolução de Problemas em uma turma de terceiro ano de ensino médio, na escola ECIT José Leite de Sousa, na cidade de Monteiro-PB. A abordagem proposta visa ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, incentivando não apenas a compreensão dos conceitos algébricos, mas também sua aplicação em situações do mundo real. Ao adotar essa metodologia, os educadores podem criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo, onde os alunos são desafiados a pensar de forma crítica, resolver problemas de maneira criativa e aplicar seus conhecimentos em contextos significativos. Além disso, a Resolução de Problemas promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, a análise crítica e a resolução de conflitos, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes. Portanto, este relato destaca a importância de uma abordagem centrada na Resolução de Problemas para o ensino de álgebra, destacando seu potencial para promover uma aprendizagem mais profunda, duradoura e significativa