ENERGIA E SUAS APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL II
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106564 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "ENERGIA E SUAS APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL II" "resumo" => "Atualmente, o uso de energia e suas aplicações é essencial nas atividades cotidianas da humanidade, sendo utilizadas em diversos trabalhos, desde os mais complexos até nos mais simples. O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos bolsistas (PIBID e RESIDÊNCIA, da Universidade Estadual da Paraíba). Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% porcento da turma tiveram resultados positivos. Pretende-se desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID211_TB364_23032024174857.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADAILSON DE SOUSA MELO" "autor_nome_curto" => "ADAILSON" "autor_email" => "profadailson0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106564 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "ENERGIA E SUAS APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL II" "resumo" => "Atualmente, o uso de energia e suas aplicações é essencial nas atividades cotidianas da humanidade, sendo utilizadas em diversos trabalhos, desde os mais complexos até nos mais simples. O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos bolsistas (PIBID e RESIDÊNCIA, da Universidade Estadual da Paraíba). Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% porcento da turma tiveram resultados positivos. Pretende-se desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID211_TB364_23032024174857.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADAILSON DE SOUSA MELO" "autor_nome_curto" => "ADAILSON" "autor_email" => "profadailson0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }