Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO GÊNERO CARTA ABERTA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

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Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A formação inicial do professor se entrelaça com práticas que são reinterpretadas e preparam os futuros educadores para a prática docente. Nesse contexto, as reflexões compartilhadas neste relato de experiência foram conduzidas pelos residentes que atuaram na Escola Municipal CEAI Dr. João Pereira de Assis, localizada em Campina Grande, PB, acerca do processo de escrita do gênero Carta Aberta com turmas do 7º ano. Ancorados na perspectiva de Geraldi (2007), Freire (1997), Antunes (2003) e Koche (2004), refletimos sobre as práticas de produção textual e a criticidade a ser desenvolvida durante o processo de ensino. Por meio de uma metodologia ativa, na qual os estudantes identificaram e escreveram sobre problemas sociais, identificamos que o ensino precisa transcender o espaço escolar e o trabalho com os gêneros textuais deve estar intimamente relacionado aos contextos em que estamos inseridos - professores, alunos e comunidade escolar, pois, dessa forma, o ensino adquire significado e promove reflexões que se aplicam à vida.

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