O USO DO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO COM A PRESENÇA DE ALUNOS AUTISTAS.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106343 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 152 "titulo" => "O USO DO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO COM A PRESENÇA DE ALUNOS AUTISTAS." "resumo" => "Diante dos direitos garantidos para o homem na sociedade atual, está o direito da educação, nesse contexto, é evidente que a inclusão daqueles que possuem limitações deve acontecer para que se cumpra o que é garantido em lei. Sendo assim, o presente trabalho buscou através do lúdico no ensino da Geografia, mostrar que é possível e importante inserir alunos típicos e atípicos em sala de aula, especialmente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse direcionamento, o artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico para a inclusão autista em sala de aula, na disciplina de geografia, sendo assim, foram realizadas atividades lúdicas, como jogo da memória, tabuleiro geográfico e, também, o de associação de palavras a imagens, todos focados no conteúdo de globalização, com os alunos da 3° série do ensino médio, turma que possui dois alunos autistas em sala, na escola ECI Prof. Itan Pereira, na cidade de Campina Grande – PB. O trabalho apoiou-se em obras como a de Beleza (2021), Machado e Luterek (2016), Pinho (2018) e outros. Como resultados destas atividades lúdicas, para que haja a inclusão dos alunos e todos aprendam de maneira leve e divertida, verificou-se que os resultados foram bastante satisfatórios e relevantes para um contexto inclusivo, ou seja, a turma demonstrou bastante interesse pelos jogos e a medida que iam jogando, iam refletindo sobre o mundo globalizado." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID152_TB128_02032024091327.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KELLY RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106343 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 152 "titulo" => "O USO DO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO COM A PRESENÇA DE ALUNOS AUTISTAS." "resumo" => "Diante dos direitos garantidos para o homem na sociedade atual, está o direito da educação, nesse contexto, é evidente que a inclusão daqueles que possuem limitações deve acontecer para que se cumpra o que é garantido em lei. Sendo assim, o presente trabalho buscou através do lúdico no ensino da Geografia, mostrar que é possível e importante inserir alunos típicos e atípicos em sala de aula, especialmente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse direcionamento, o artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico para a inclusão autista em sala de aula, na disciplina de geografia, sendo assim, foram realizadas atividades lúdicas, como jogo da memória, tabuleiro geográfico e, também, o de associação de palavras a imagens, todos focados no conteúdo de globalização, com os alunos da 3° série do ensino médio, turma que possui dois alunos autistas em sala, na escola ECI Prof. Itan Pereira, na cidade de Campina Grande – PB. O trabalho apoiou-se em obras como a de Beleza (2021), Machado e Luterek (2016), Pinho (2018) e outros. Como resultados destas atividades lúdicas, para que haja a inclusão dos alunos e todos aprendam de maneira leve e divertida, verificou-se que os resultados foram bastante satisfatórios e relevantes para um contexto inclusivo, ou seja, a turma demonstrou bastante interesse pelos jogos e a medida que iam jogando, iam refletindo sobre o mundo globalizado." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID152_TB128_02032024091327.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KELLY RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }