Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE: OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO SUPORTES ÀS TESSITURAS DE GÊNERO

Palavra-chaves: GÊNERO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ANÚNCIOS, PUBLICIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação
"2015-06-03 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10608
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE: OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO SUPORTES ÀS TESSITURAS DE GÊNERO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar de que maneira os Gêneros foram construídos, na Paraíba, por meio dos anúncios publicitários presentes no jornal A União, o periódico mais antigo do estado ainda em circulação, durante as 3 primeiras décadas do século XX. Para tanto, toma-se como ferramenta conceitual a noção de “Pedagogia Cultural”, uma vez que o campo educacional estende-se para além das práticas institucionais. Logo, parte-se da premissa de que a educação é uma prática social que se estrutura a partir do que é veiculado pela cultura e, por conseguinte, compreende-se o anúncio publicitário como uma das múltiplas instâncias educativas que contribuem para modelação de sujeitos e construção de subjetividades. Recorre-se, ainda, à categoria Gênero em seu sentido relacional, isto é, considerando as relações de poder que amparam as construções das feminilidades e masculinidades, esforçando-se em adotar uma perspectiva não polarizada que rompa com a visão maniqueísta de culpabilização dos homens e vitimização das mulheres."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ANÚNCIOS, PUBLICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID169_04052015081534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MEIRA DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA MEIRA"
    "autor_email" => "meiravasconcelos@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10608
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE: OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO SUPORTES ÀS TESSITURAS DE GÊNERO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar de que maneira os Gêneros foram construídos, na Paraíba, por meio dos anúncios publicitários presentes no jornal A União, o periódico mais antigo do estado ainda em circulação, durante as 3 primeiras décadas do século XX. Para tanto, toma-se como ferramenta conceitual a noção de “Pedagogia Cultural”, uma vez que o campo educacional estende-se para além das práticas institucionais. Logo, parte-se da premissa de que a educação é uma prática social que se estrutura a partir do que é veiculado pela cultura e, por conseguinte, compreende-se o anúncio publicitário como uma das múltiplas instâncias educativas que contribuem para modelação de sujeitos e construção de subjetividades. Recorre-se, ainda, à categoria Gênero em seu sentido relacional, isto é, considerando as relações de poder que amparam as construções das feminilidades e masculinidades, esforçando-se em adotar uma perspectiva não polarizada que rompa com a visão maniqueísta de culpabilização dos homens e vitimização das mulheres."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ANÚNCIOS, PUBLICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID169_04052015081534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MEIRA DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA MEIRA"
    "autor_email" => "meiravasconcelos@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar de que maneira os Gêneros foram construídos, na Paraíba, por meio dos anúncios publicitários presentes no jornal A União, o periódico mais antigo do estado ainda em circulação, durante as 3 primeiras décadas do século XX. Para tanto, toma-se como ferramenta conceitual a noção de “Pedagogia Cultural”, uma vez que o campo educacional estende-se para além das práticas institucionais. Logo, parte-se da premissa de que a educação é uma prática social que se estrutura a partir do que é veiculado pela cultura e, por conseguinte, compreende-se o anúncio publicitário como uma das múltiplas instâncias educativas que contribuem para modelação de sujeitos e construção de subjetividades. Recorre-se, ainda, à categoria Gênero em seu sentido relacional, isto é, considerando as relações de poder que amparam as construções das feminilidades e masculinidades, esforçando-se em adotar uma perspectiva não polarizada que rompa com a visão maniqueísta de culpabilização dos homens e vitimização das mulheres.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.