O tema da avaliação em larga escala no Brasil é fruto de muitas discussões. No Ceará, as políticas públicas educacionais voltadas para as avaliações foram instituídas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), como marco na formação dos estudantes da rede municipal nas turmas de 2o, 5o e 9o ano do Ensino Fundamental e da rede estadual nas turmas de 3o ano do Ensino Médio. A alfabetização no país é um tema complexo e de extrema importância, por ser a base de todo o processo educativo, e necessita um conhecimento crítico do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. A pesquisa visa discutir o trabalho docente, as avaliações extras e implicações na consolidação da alfabetização das crianças. Assim, priorizamos a proficiência de leitura e escrita nas avaliações das turmas de 2o ano do Ensino Fundamental, elegendo como o lócus a Escola Antônio Braga da Rocha, do município de Caucaia-CE. O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com base em: Mortatti (2021); Soares (2019); Saviani (2013); Caucaia (2020); e Ceará (2013). O estudo apresenta os resultados obtidos nas avaliações do SPAECE-ALFA aplicadas na referida escola, realizando uma análise comparativa do seu desempenho em relação ao estado e às demais escolas do município, no intuito de identificar o nível de proficiência de leitura e escrita de estudantes. Segundo os dados coletados, observamos que em 2019, nas séries avaliadas, Caucaia ficou nas últimas posições no SPAECE-ALFA. Apesar de tal resultado, o município tem escolas públicas com excelentes resultados, a exemplo da escola pesquisada, que desde 2014 continua entre as melhores do município. Os resultados evidenciam que a escola aludida compreende a relevância do trabalho dos professores, favorecendo a qualidade na formação das primeiras fases da Educação Básica para o desempenho dos estudantes nas fases finais do Ensino Fundamental.