O Programa de Residência Pedagógica da UFRPE é formado por núcleos das várias áreas do conhecimento que atuam nos campi da capital e do interior do estado, o que torna as práticas realizadas pelos docentes orientadores, preceptores e residentes bastante diversificadas. Cada núcleo tem propostas, atividades e cronogramas específicos, mas que dialogam em vários aspectos, como no que diz respeito às bases teórico-metodológicas que orientam a formação do professor-reflexivo (Schön, 2000) e que visam à autonomia e à uma educação emancipadora (Freire, 1997). Considerando essa perspectiva formativa, algumas atividades foram pensadas para promover encontros entre os vários núcleos do Programa, de modo que fosse possível manter, ao longo da vigência do PRP, uma articulação entre todos os participantes, a fim de debater coletivamente temas comuns a todas as áreas. Nesse sentido, surgiram os Fóruns Formativos, momentos virtuais propostos pela Coordenação Institucional do PRP, em parceria com o PIBID, que contam com a participação ativa dos membros dos vários núcleos desses programas institucionais. Fundamentando-nos, então, nas discussões sobre a formação do professor reflexivo (Schön, 2000), debruçamo-nos sobre comentários enviados durante a transmissão de um dos quatro Fóruns Formativos realizados, com o objetivo de refletir sobre a contribuição desses momentos coletivos para a reflexão sobre práticas e trajetórias, bem como para a construção do “ser professor”. Os resultados apontam para a construção de uma criticidade a respeito das práticas, para o reconhecimento da importância de refletir sobre elas, bem como da compreensão da escrita como espaço de dizer sobre si mesmos.