Este trabalho busca refletir sobre o impacto do Programa Residência Pedagógica – PRP na formação docente, na construção da identidade profissional do residente e na rotina pedagógica da escola-campo. A Universidade Federal do Tocantins – UFT é uma universidade multicampi, tendo cursos de licenciatura, em 6 de seus 7 câmpus. No edital de 2022/2024 a instituição foi contemplada ao todo com 240 bolsas, divididas em várias áreas do conhecimento e em várias unidades, abrangendo vários municípios do estado. São objetivos deste artigo refletir sobre os impactos do PRP na formação de nossos residentes, na identidade profissional, na rotina pedagógica na escola em que atuam, construindo um elo entre a universidade e a educação básica. A metodologia parte de um estudo bibliográfico e análise de dados colhidos a partir das visitas realizadas in loco em todos os subprojetos da UFT, em reuniões presenciais com os docentes orientadores, preceptores, residentes e visitas as escolas municipais e estaduais que recebem o programa. Conclui-se que o PRP é muito impactante e relevante para os residentes por proporcionar participação em ensino, pesquisa e extensão. Eles possuem protagonismo em leituras e discussões teóricas; elaboração de planos de aulas interdisciplinares, dentro da perspectiva de ensino por projetos; vivência e imersão dentro da escola, na docência e no diálogo constante com o preceptor. A escola-campo que recebe o PRP percebe mais participação e desenvolvimento dos seus estudantes e melhora significativa nos índices de avaliações. Observou-se que a escola-campo que possui um subprojeto do PRP, demonstra e verbaliza o desejo de ter residentes atuando em outras áreas do conhecimento.