O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre a utilização da literatura como meio de desenvolvimento da leitura e da produção de textos pelos alunos em processo de alfabetização e letramento. A interação entre a universidade e as escolas de educação básica, por meio do Programa Residência Pedagógica, possibilita aos discentes de Pedagogia experiências com as crianças sob a orientação das preceptoras que certamente farão parte importante do seu processo de crescimento profissional e da formação leitora das crianças participantes. Para o desenvolvimento do projeto, foram realizadas rodas de leitura em duas escolas de Leopoldina/MG em três turmas de alfabetização. As atividades ocorreram em espaços acolhedores com objetos que remetiam às histórias, fantoches, gibis, fotos com plaquinhas de leitura, proporcionando um ambiente atrativo visualmente no qual as crianças puderam explorar e escolher suas leituras. Pôde-se verificar que a “Maleta Viajante” promoveu a inclusão da literatura no cotidiano das crianças com êxito, incentivando a presença da leitura no espaço escolar e na vida dos educandos.