LOPES, Jaynne Adriano et al.. Atividades pedagógicas interdisciplinar de alfabetização. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105220>. Acesso em: 22/12/2024 17:59
Relato de experiência produzidos por bolsistas do PIBID do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Warã, localizada no município de Miracema do Tocantins, região norte do país. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência tem como objetivo de aproximar os estudantes da graduação da realidade educacional das escolas de educação básica, além disso o programa contribui para melhoria da qualidade da educação básica no país, proporcionando aos futuros professores a oportunidade de vivenciar os desafios e demandas do ambiente escolar, desenvolvendo habilidades de ensino, planejamento de aulas, interação com os alunos e reflexão sobre práticas pedagógicas. O relato de experiência descreve atividades desenvolvidas em uma turma de 1 ano do ensino fundamental, no município de Miracema do Tocantins, TO. A turma tem dificuldades com a leitura e escrita no processo de alfabetização, é composta por 16 alunos entre 5 e 6 anos. O projeto foi desenvolvido em quatro semanas com o tema diversidade cultural e natureza, todo o projeto foi realizado de forma interdisciplinar, conteúdos desenvolvidos com a realidade dos alunos.