Relataremos a nossa vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o alinhamento de pesquisa envolvendo os processos de ensino e aprendizagem, em específico "Vivência no PIBID: O processo de aquisição da leitura no 1° ano do ensino fundamental", podendo contribuir, por meio deste resumo, com os futuros pibidianos e quiçá despertar os seus interesses a participarem também do programa. O interesse na escolha dessa temática supracitada foi o de poder associá-la com o projeto do PIBID que está sendo aplicado numa escola pública da zona sudeste de Teresina, cujo o tema é "desbravando o mundo da leitura". Sendo assim, o intuito desse escrito é causar reflexão sobre a importância do PIBID para a formação pedagógica do ser docente. Além disso, vale ressaltar os objetivos que são: explicar o que nos motivou a fazer parte do programa, enunciar como foi o primeiro contato em sala de aula, e relatar como está sendo aplicado o processo de aquisição da leitura nesta turma do 1° ano. Para que se possa alcançar esses objetivos, usaremos o método bibliográfico (baseado nos autores Vigotski, Jean Piaget e Paulo Freire) e autobiográfico que consistirá nas nossas experiências no pibid.